Náutico volta as atenções para o Pernambucano, após goleada na Copa do Brasil (Foto: Gabriel França / CNC)
Buscando a vaga entre os dois primeiros colocados, e consequentemente a vaga direta nas semifinais, o Náutico entra em campo neste sábado (22), às 16h30, frente ao Decisão, em partida válida pela 9ª e última rodada da primeira fase do Pernambucano. O duelo acontece no estádio Odilon Ferreira, em Sertânia, e será transmitido na TV FPF e Goat, ambos no YouTube.
O Náutico chega para o duelo ainda na disputa pela liderança na primeira fase e precisa de uma combinação de resultados para ultrapassar o Santa Cruz. Com três gols atrás no saldo, o Náutico precisaria vencer a equipe do Decisão, o Santa Cruz perder e ainda tirar a diferença no saldo. Pela vaga direta nas semifinais, o clube alvirrubro precisa somar ao menos a mesma quantidade de pontos que o Maguary na rodada e não ser ultrapassado pelo saldo para a equipe de Bonito. Atualmente o Náutico tem um saldo positivo de sete, contra três do Maguary.
BOM DIA, NAÇÃO! %u2600%uFE0F
Nossa primeira parada antes do duelo contra o Decisão, em Sertânia, foi na cidade de Arcoverde. E a cidade já veste vermelho e branco! %uD83D%uDD34%u26AA pic.twitter.com/5IEhQx26ub
Clube alvirrubro tenta aproveitar o bom momento dos últimos resultados da equipe. Pelo próprio Estadual, venceu o clássico contra o Sport dentro da Ilha do Retiro, no último fim de semana. E pela Copa do Brasil, também vem de um resultado expressivo, quando goleou o Santa Cruz-RN por 4 a 0, em Natal, pela primeira fase da Copa Nacional.
O confronto pela Copa do Brasil não foi marcado apenas pela goleada e importante classificação, duelo também marcou o retorno do atacante Paulo Sérgio. Centroavante alvirrubro havia sido desfalque nos últimos cinco jogos da equipe e já retomou balançando as redes. Paulo já tem quatro gols em 2025, em apenas quatro jogos disputados.
Para o duelo desta tarde, Marquinhos Santos ainda vem sofrendo com desfalques, apesar de retoma importantes. A nova ausência do Náutico é o atacante Kauan Maranhão, que levou o terceiro amarelo e está suspenso no Estadual. Sobre possíveis suspensões futuras, o Náutico chega para o duelo com três atletas pendurados.
A lista de pendurados inclui o atacante nigeriano Samuel Otusanya, o centroavante experiente Bruno Mezenga e o volante Wenderson. A dúvida fica se o técnico Marquinhos Santos utilizará os atletas, mesmo com o risco de suspensão. Caso não sejam advertidos no duelo, os três atletas terão seus cartões zerados para o mata-mata do Pernambucano.
Seguem como desfalques no Náutico por lesão: os zagueiros Fagner Alemão e Rayan, o lateral-esquerdo Luiz Paulo e o volante Renato Alves.
Decisão
Duelo também terá forte importância para a equipe de Sertânia. Já sem chances de rebaixamento, o Decisão chega na última rodada buscando a classificação para o mata-mata e tendo a possibilidade de sonhar até com uma 4ª colocação, posição que permite atuar em casa nas quartas de final. O Bode de Moxotó depende apenas de uma vitória neste sábado para confirmar classificação, e tropeços de Sport e Retrô para sonhar com mando de campo. Em caso de não vencer, o Decisão depende de um tropeço do Jaguar, que encara o já rebaixado Afogados.
Para tentar desbancar os alvirrubros e classificar para o mata-mata, a equipe comandada pelo técnico Fernando Tonet conta com um dos artilheiros deste Campeonato Pernambucano. O atacante Mosquito vem sendo o grande destaque da equipe e já balançou as redes quatro vezes na competição. Bode do Moxotó também conta com o experiente meia Juninho Silva, um dos pilares da equipe.
Ficha do jogo
Decisão: Henrique, Felipe Cordeiro, Arthur Potiguar, Gilmar Pitimbu, Nino Potiguar; Natan, Barra, Juninho Silva; Mosquito, Henrique Alves e Bambam. Técnico: Fernando Tonet.
Náutico: Muriel, Marcos Ytalo, Léo Coltro, Felipe Santana, Igor Fernandes; Sousa, Auremir, Marco Antônio, Patrick Allan; Samuel Otusanya (Bruno Mezenga) e Paulo Sérgio: Técnico: Marquinhos Santos.
Local: Odilon Ferreira, em Sertânia
Horário: 16h30
Árbitro: Michelangelo Martins de Almeida Junior
Assistentes: Ricardo Jorge Nunes dos Santos Junior e Michel Ferreira do Nascimento