Santa conquistou o Pernambucano e o Nordestão em 2016 (Foto: Antônio Melcop/Santa Cruz)
Com a aposentadoria do zagueiro Danny Morais anunciada nesta terça-feira, o Santa Cruz não tem mais nenhum jogador no atual elenco remanescente do time que conquistou o título da Copa do Nordeste de 2016. O capitão tricolor chegou a deixar o clube em 2017, mas retornou no ano seguinte e atuou por mais quatro temporadas, sendo uma das principais referências dentro e fora de campo até decidir pendurar as chuteiras.
Comandado pelo técnico Milton Mendes, o time de 2016 marcou história no Santa Cruz. Além do título da Copa do Nordeste, o clube também foi conquistou o Campeonato Pernambucano daquele ano. No Campeonato Brasileiro da Série A, apesar do rebaixamento, vários jogadores se destacaram individualmente e tiveram as carreiras alavancadas.
O time titular de 2016, na maioria dos jogos, era formado por: Tiago Cardoso; Vítor, Danny Morais, Neris e Tiago Costa; Uillian Corrêa, João Paulo e Lelê; Arthur, Keno e Grafite. Além deles, outros jogadores tiveram participações importantes no título da Copa do Nordeste, saindo do banco de reservas. Como por exemplo Alemão, Léo Moura, Allan Vieira, Wellington Cézar, Leandro Lima, Daniel Costa, Raniel e Bruno Morais.
Do time considerado titular, além de Danny Morais, três jogadores já se aposentaram do futebol. O atacante Grafite foi o primeiro deles. O ídolo tricolor se aposentou no próprio Santa Cruz, em 2017. Em seguida, o lateral direito Vítor pendurou as chuteiras em 2019. Já no ano passado, depois de ter sido anunciado como contratação do Tricolor, o goleiro Tiago Cardoso decidiu parar de jogar por conta da questão física.