Partida pelo Pernambucano de 2025 terminou em 2 a 1 para o Santa Cruz (Foto: Rafael Vieira/FPF)
Neste domingo (18), o Central recebe o Santa Cruz pela 6ª rodada da Série D de 2025. O confronto acontece no Lacerdão e coloca em jogo longos tabus. A Patativa não soma sequer um ponto contra a Cobra Coral há quatro anos, além de não vencer o tricolor há 14 anos.
O embate entre Central e Santa Cruz coloca a frente o 3° e o 1° colocado da terceira divisão do Campeonato Brasileiro. A Patativa perdeu os últimos quatro jogos contra o Tricolor do Arruda, sofrendo sete gols e marcando apenas dois. Porém esse tabu é o menor que o time alvinegro precisa se preocupar, se quiser empatar em pontos com a Cobra Coral neste domingo (18), o Central precisará superar os 14 anos sem vitória contra o Santa Cruz.
A última vitória do Central frente ao Santa Cruz aconteceu em 2011, quando o clube visitou o Arruda e goleou a Cobra Coral por 3 a 0. Desde então aconteceram 22 confrontos entre os times, onde o Tricolor do Arruda venceu 16 vezes e empatou seis. Nos jogos disputados, a Patativa marcou 12 gols e sofreu 39.
Trazendo o retrospecto para o Lacerdão, o tabu aumenta, a última vitória do Central aconteceu no Pernambucano de 2010, onde venceu por 1 a 0. Após a vitória, foram realizadas 10 partidas, onde a Patativa perdeu em sete ocasiões e empatou em três, sofrendo 15 gols e marcando seis.
A partida deste domingo (18), foi o tema da semana no esporte pernambucano, por conta da decisão da liberação ou proibição de ambas as torcidas no Lacerdão, devido a confrontos passados envolvendo as organizadas dos clubes. Na última quarta-feira (14), o presidente da FPF, Evandro Carvalho, confirmou a presença de ambas as torcidas na partida, com exceção das organizadas.
“Teremos as duas torcidas em Caruaru, com exceção das organizadas. Assim como fazemos em partidas entre Sport, Náutico e Santa Cruz”, afirmou Evandro Carvalho.