Esportes DP

SANTA CRUZ

Pentacampeonato pernambucano do Santa Cruz completa 50 anos; relembre a conquista

Tricolor do Arruda conquistou o quinto estadual consecutivo em 1973, ao superar o Sport na Ilha do Retiro

postado em 15/08/2023 18:57 / atualizado em 15/08/2023 19:21

<i>(Foto: Reprodução)</i>
Há exatos 50 anos, no dia 15 de agosto de 1973, o Santa Cruz — com sua escrete formada por craques que tiveram seus nomes eternizados na história do clube, como Luciano Veloso, Givanildo Oliveira e Ramon -, batia o Sport numa Ilha do Retiro abarrotada de gente e conquistava o seu quinto título consecutivo do Campeonato Pernambucano.
Sendo generoso, o regulamento da competição era um pouco mais complicado que nos dias atuais, e dividia o torneio em três turnos independentes. O Tricolor do Arruda se tornou o campeão dos dois primeiros turnos, mas terminou empatado na tabela com o Sport ao final do terceiro, forçando um desempate. Na primeira partida, o Leão da Ilha levou a melhor, vencendo por 1 a 0.

A decisão foi marcada para o dia 15 de agosto de 1973, e fez das arquibancadas da Ilha do Retiro o local mais desejado de Pernambuco pelos tricolores e rubro-negros. Todos queriam presenciar o embate final entre as equipes. Diante de 36.459 torcedores, Ramon foi decisivo e marcou os dois gols do Santa Cruz na vitória por 2 a 0 sobre os rubro-negros, confirmando a conquista do pentacampeonato inédito do Mais Querido.

Completando o cinquentenário hoje, o título foi relembrado pelo Tricolor. “Há 50 anos, conquistávamos nosso pentacampeonato pernambucano em grande estilo, na Ilha do Retiro. Ouça a narração emocionante de Ivan Lima e reviva esse momento inesquecível!”, publicou o clube em suas redes sociais.

Tags: santa cruz penta 1973 pentacampeonato campeonato pernambucano tricolor do arruda arruda ramon luciano veloso givanildo oliveira