Tricolor do Arruda apresenta números positivos em pesquisa (Foto: Rafael Vieira/FPF)
As pesquisas de torcida no futebol costumam trazer informações valiosas que vão além do ranking absoluto, demonstrando dados sobre os cenários regionais, diferenças por sexo, renda e faixa etária. Uma das camadas mais interessantes são os “torcedores mais jovens” que representam o potencial de crescimento da instituição perante as próximas gerações. De acordo com o levantamento do Datafolha em 2023, que ouviu 7,5 mil pessoas em 169 municípios, revelou um cenário de eventual crescimento de torcedores jovens do Santa Cruz.
Se dentro de campo, o Mais Querido mergulhou numa crise profunda que parece não ter fim, culminando na falta de divisão nacional em 2024. Nem mesmo as adversidades nas quatro linhas e os problemas judiciais e financeiros, o Santa Cruz pode enfim comemorar uma notícia positiva, a pesquisa mostrou que a torcida aumentou entre os mais jovens. O crescimento, mesmo dentro da margem de erro, ressalta a renovação da torcida que vem superando as dificuldades.
Uma das provas deste amor incondicial é a média de público do Santa Cruz na Série D. Apesar de ter sido eliminado precocemente na primeira fase, o Tricolor lidera o ranking de público na competição - com 14.535. Durante os sete jogos da fase inicial, foram mais de 100 mil torcedores que compareceram às Repúblicas Independentes do Arruda.
Maiores torcidas entre jovens do Brasil em 2023:
1º) Flamengo – 28%
2º) Corinthians – 18%
3º) São Paulo – 8%
4º) Palmeiras – 5%
5º) Cruzeiro – 3%
5º) Grêmio – 3%
7º) Vasco – 2%
7º) Santos – 2%
7º) Atlético-MG – 2%
7º) Internacional – 2%
11º) Bahia – 1%
11º) Botafogo – 1%
11º) Fluminense – 1%
11º) Sport – 1%
11º) Vitória – 1%
11º) Fortaleza – 1%
11º) Athletico-PR – 1%
11º) Ceará – 1%
11º) Santa Cruz – 1%
Menos de 1% – Coritiba, Remo, Paysandu, Goiás, ABC, Náutico, CRB, Vila Nova, Paraná e CSA