Esportes DP

SANTA CRUZ

Projeção aponta queda vertiginosa do Santa Cruz no Ranking Nacional de Clubes da CBF

Isso significa na prática, que o Tricolor do Arruda irá sofrer em diversos aspectos esportivos como, por exemplo, ser ultrapassado pelo Retrô

postado em 24/03/2024 16:40 / atualizado em 25/03/2024 10:00

<i>(Foto: Rafael Vieira/DP FOTO)</i>

A ausência de calendário nacional em 2024, afetará o Santa Cruz em diferentes âmbitos por um longo tempo. Significa uma queda generalizada de receitas e, consequentemente, um maior aperto nas finanças. Além do fator financeiro, o âmbito esportivo será altamente prejudicado, como por exemplo, a queda vertiginosa no ranking da CBF, sendo o quarto clube de Pernambuco - atrás de Sport, Náutico e Retrô.
 
De acordo com a projeção do Blog Ranking da CBF, o Santa Cruz deve despencar na lista do 58º para o 80º lugar - a pior da história do clube. Sem disputar competições nacionais em 2024, e consequentemente sem somar pontos no ranking. Já é certo, que o Santa Cruz irá aparecer com 1.061 pontos - no novo ranking -, que será divulgado ao fim do Campeonato Brasileiro.
 
Isso significa na prática, que o Tricolor irá sofrer em diversos aspectos como, por exemplo, ser ultrapassado pelo Retrô. A partir daí, o Mais Querido deixa de ter vaga assegurada na pré-Copa do Nordeste. Com isso, no Estadual de 2025 terá que conquistar uma boa posição na tabela de classificação para garantir uma vaga na Seletiva ou na fase de grupos.

O Ranking Nacional de Clubes (RNC) estabelece uma classificação técnica entre os 239 clubes brasileiros de futebol, com base no desempenho recente das equipes em competições nacionais e internacionais, utilizando o desempenho nos últimos cinco anos para compor a lista. No caso do Tricolor do Arruda, afeta nas vagas da Copa do Nordeste e nos sorteios da Copa do Brasil.
 
Vale lembrar que cada temporada considerada no ranking recebe um peso diferente, com os pontos do ano vigente multiplicados por cinco, e do mais antigo, multiplicado por um.

Tags: santa cruz posiçao queda ranking cbf retro pernambuco financeiro esportivo