Esportes DP

SANTA CRUZ

Santa Cruz ainda luta por vaga na Série D

Diretoria tricolor concedeu entrevista coletiva nesta segunda-feira (25) e afirmou se basear no Regulamento Geral de Competições da CBF

postado em 25/03/2024 20:03 / atualizado em 26/03/2024 10:20

<i>(Foto: Divulgação)</i>

Nas Repúblicas Independentes do Arruda, a esperança parece que é a última que morre - sob o Santa Cruz disputar a Série D do Campeonato Brasileiro deste ano. Mesmo com a divulgação da tabela geral da competição, realizada no último dia 15 de março. Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (25), o presidente do executivo, Bruno Rodrigues, destacou que acredita na defesa jurídica do clube e ressaltou a esperança em disputar a competição nacional.

“Foram feitas várias tentativas para disputar a Série D. Infelizmente, até o momento não tivemos êxito junto a CBF. Nosso direito é bom e achamos que podemos conseguir a vaga. Espero que tenhamos êxito”, destacou o mandatário.

O Tricolor do Arruda busca disputar a competição após acreditar que uma agremiação rebaixada no Estadual não atende a critérios técnicos que o credibilize a atuar na Quarta Divisão. Durante o pronunciamento, a palavra foi repassada ao vice-presidente do Conselho Deliberativo, Álvaro Maia, que fez questão de aprofundar sobre o tema.

"Eu gostaria de que todos os membros se atentassem para como esses critérios da Série D estão sendo postos de uma forma que clubes em geral acabem tendo dificuldades até de permanecer nessa série D. Não é à toa que várias desistências já ocorreram antes. Essa não foi a primeira e não será a última. Outros clubes já desistiram outrora”, iniciou o advogado.

“Um clube rebaixado não pode disputar uma divisão nacional. O Democrata de Sete Lagoas está no Grupo A6 da Série D e está na Segunda Divisão Estadual. O pedido não foi feito pelo Conselho Deliberativo, mas por todos do Santa Cruz. Queremos que os critérios técnicos sejam respeitados, pois o clube mineiro está inabilitado”, acrescentou.

O Santa Cruz utiliza-se do parágrafo 4º, do artigo 103, do Regulamento Geral de Competições da CBF em que diz, em competições organizadas pela entidade e filiadas, “Caso algum clube desista ou não confirme sua participação, caberá à CBF a atribuição da vaga a um novo clube, valendo-se de critérios técnicos, isonômicos, equânimes e que privilegiem o fomento do futebol, podendo adotar o Ranking Nacional de Clubes (RNC) atualizado a atribuir a vaga para clube de outra Federação”.

Álvaro Maia citou que o clube irá esperar até a próxima quarta-feira uma resposta sobre o pedido junto a CBF. Caso não seja respondido, o jurídico coral promete solicitar uma medida cautelar junto ao STJD. ”Temos até a próxima quarta-feira para ajuizar uma medida cautelar junto ao STJD caso não haja uma resposta do resultado junto à CBF”, finalizou.

Tags: brunorodrigues quartadivisão regulamento ranking participação seried santacruz