Esportes DP

SANTA CRUZ

'Espero que a justiça desportiva seja feita'; diz jurídico do Santa Cruz sobre pedido para jogar Série D

Mais Querido quer assumir vaga do Democrata-SL na Série D deste ano

postado em 03/04/2024 13:30 / atualizado em 03/04/2024 13:09

<i>(Foto: Reprodução/TV CORAL)</i>

O Santa Cruz irá travar uma batalha, desta vez longe dos gramados, mas sim, nos tribunais. Nesta quinta-feira (04), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) vai julgar o pedido do Tricolor do Arruda para disputar a Série D do Campeonato Brasileiro de 2024. Em entrevista à Rádio Clube, o vice-presidente do Conselho, Álvaro Maia, falou sobre o processo que será apreciado pelo STJD.
 
“A decisão de amanhã será tomada pelo STJD. Nós vamos tomar as medidas, inclusive, o doutor Osvaldo Sestário fará sustentação oral na mesa defendendo a tese do Santa Cruz Futebol Clube. A expectativa é essa, espero que a justiça desportiva seja feita”, disse Álvaro Maia, advogado e vice-presidente do Conselho Deliberativo. 
 
De acordo com o jurídico coral, o Democrata de Sete Lagoas deve ser inabilitado de disputar o certame nacional por não atender critérios técnicos que justifiquem a herança da vaga. Isso devido o clube mineiro ter sido rebaixado para o Módulo II do Campeonato Mineiro em 2023. Neste ano, a equipe irá disputar a segunda divisão do futebol estadual.
 
“O que está sendo colocado em cheque, são dois artigos do regulamento específico da competição. Primeiro, o clube que foi indicado pela federação,  ninguém está dizendo que a federação mineira deixou de apresentar, não pelo contrário. Ela apresentou um clube desclassificado do seu campeonato, Por outro lado, o que está sendo questionado é que critério técnico, ela empregou para premiar uma vaga um clube desclassificado. É neste ponto que vai ser debatido”, iniciou. 

“E qual a norma será aplicada? Também será debatida. Será que vai continuar aplicando esse regulamento específico pra ela dar esse direito a federação mineira chamar até o milésimo colocado do Campeonato Mineiro. Ou vai se premiar o critério técnico que também é previsto no Regulamento Geral de Competições(RGC), que pode atribuir a vaga para o Santa Cruz melhor rankeado nacionalmente. Não é indicação de federação, o que seria aplicado, a vaga iria para o clube melhor rankeado”, apontou.

Entenda o caso 
O Santa Cruz protocolou no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), no último dia 07 de março, a ação na qual solicita que o Democrata de Sete Lagoas-MG não atenda a critérios técnicos para atuar na Série D do Campeonato Brasileirão deste ano. Caso seja atendido, a Cobra Coral herdaria a vaga do clube mineiro, por ser o melhor clube rankeado no Ranking Nacional de Clubes.

O Tricolor do Arruda argumenta na liminar que o Democrata de Sete Lagoas não pode ter como “prêmio” a participação na Série D 2024, após ser rebaixado no Campeonato Mineiro 2023. E só ter herdada essa vaga pela desistência dos clubes que ficaram nas colocações acima no Estadual. 

Posicionamento do Democrata de Sete Lagoas: 
Em nota oficial, o Democrata de Sete Lagoas publicou que recebeu com “surpresa e tranquilidade” o pedido do Santa Cruz para pleitear a vaga do na Série D do Campeonato Brasileiro 2024. O clube mineiro acompanha de longe a situação, só deve se envolver após a decisão do julgamento no STJD.“Fomos convidados pela CBF, respeitando critérios técnicos, e aceitamos, sendo que, inclusive, já participamos do Conselho Técnico da Competição e somos parte da tabela que já foi divulgada”, escreveu em nota.

Tags: santa cruz stjd cbf democrata de sete lagoas alvaro maia juridico julgamento serie d vaga