Santa Cruz faz solicitação para a Federação por arbitragem de fora (Foto: Rafael Vieira/DP Foto)
O Santa Cruz oficializou um pedido à Federação Pernambucana de Futebol (FPF) para que a partida de volta da semifinal do Campeonato Pernambucano contra o Sport, marcada para o próximo sábado (15), no Arruda, seja conduzida por árbitros de fora do estado. A solicitação foi feita por meio de um requerimento formal, mas, até o momento, não houve resposta por parte da FPF. A Comissão de Arbitragem irá confirmar os árbitros durante audiência pública nesta quinta-feira (13).
A decisão sobre a equipe de arbitragem tem gerado expectativa, especialmente após a primeira partida da semifinal, realizada com árbitros locais, que resultou em críticas antes da partida por parte da diretoria do Santa Cruz. Na ocasião, a reclamação se deu devido a erros recentes contra os tricolores pelos árbitros escalados. A arbitragem da partida de ida foi conduzida por Rodrigo Pereira, com Humberto Martins e Fernando Antônio como assistentes.
O pedido de arbitragem externa não é uma demanda isolada do Santa Cruz. Em resposta a uma série de erros de arbitragem nas primeiras rodadas da primeira fase do campeonato, os quatro grandes clubes de Pernambuco – Santa Cruz, Sport, Náutico e Retrô – uniram forças em um pedido conjunto à FPF para a adoção de árbitros de fora e a utilização do VAR em suas partidas pelo Estadual. Embora, na primeira fase, o Clássico das Multidões tenha sido com arbitragem de fora. Na partida de ida da semifinal, Sport, como detentor do pedido, optou por não realizar a solicitação na FPF.
O vencedor do confronto entre Santa Cruz e Sport enfrentará Maguary ou Retrô na final, marcada para ocorrer entre os dias 22 e 26 de março.