Matheus Vinícius em ação com a camisa do Santa Cruz (Foto: Evelyn Victoria/SCFC)
A renovação de contrato do zagueiro Matheus Vinícius, de 26 anos, com o Santa Cruz, anunciada na quarta-feira (7), virou tema na coletiva do técnico Marcelo Cabo antes do duelo do Tricolor contra o América-RN.
Matheus assinou novo vínculo com a Cobra Coral até o final de 2026. Ele foi titular em 13 das 15 partidas disputadas pelo Santa Cruz na atual temporada.
O comandante coral fez questão de exaltar o jovem defensor, que se firmou como uma principais peças do clube em 2025, e reforçou a importância da política de valorização ao planejamento a longo prazo da equipe.
Segundo Cabo, além do belo desempenho apresentado por Matheus Vinícius nos jogos, a continuidade do jogador é fruto de um trabalho conjunto da comissão técnica e do departamento de futebol, que identificaram potencial no atleta.
"Não foi o Marcelo Cabo que pediu que o Matheus renovasse o contrato. Foi o departamento de futebol, aqueles que estão no dia a dia com ele, desde o bom estadual que fez e a boa sequência. É um zagueiro jovem, com atributos muito grandes", afirmou o treinador.
O Sub-Zero renovou! %u270D%uD83C%uDFFC
%uD83E%uDD76 O zagueiro Matheus Vinicius teve seu contrato renovado até o fim de 2026!
Com boas atuações ao longo da temporada, ele segue firme com o manto coral. Vamos juntos, Matheus! %uD83D%uDC0D%uD83D%uDCAA%uD83C%uDFFC pic.twitter.com/QrrPRUKbRi
Além da juventude, o defensor se destaca por características técnicas e físicas que se encaixam perfeitamente no modelo de jogo implementado por Cabo. O treinador não poupou elogios ao versátil zagueiro, que pode atuar tanto em linha baixa quanto em linha alta, além de ter qualidade na construção.
"É um jogador que tem uma bola aérea ofensiva e defensiva muito boas. Tem um combate direto muito bom. Jogando em linha baixa, ele protege muito a profundidade pela boa bola aérea. Em linha alta, é um dos zagueiros mais velozes que temos e um dos melhores com quem já trabalhei. Quando eu jogo com três zagueiros, ele cai pelo lado esquerdo e constrói bem o jogo", detalhou Cabo.
BUSCA POR JOGADORES PROMISSORES
A renovação de Matheus também simboliza um objetivo maior do clube: consolidar uma base sólida, que evite reformulações constantes no elenco. Para Marcelo Cabo, formar e valorizar talentos internos é uma peça fundamental no projeto tricolor.
"É parabenizar a diretoria por ter renovado o contrato e ter tornado o Matheus um ativo do clube. Esse também é o meu trabalho: criar ativos para o Santa Cruz. Por isso olhamos com carinho para a base. Vamos trazer mais. É lançar com qualidade, no momento certo", explicou o treinador.
Marcelo Cabo revelou ainda que tem mantido reuniões periódicas com a diretoria para alinhar o processo de integração da base ao time principal. A ideia é fortalecer o elenco com peças formadas no próprio Arruda, reduzindo a dependência de contratações externas a cada temporada.
"Temos trabalhado bastante e feito reuniões periódicas com a diretoria para dar esse feedback técnico, para o Santa Cruz não fazer elenco todo ano, mas sim ter uma base de ano para ano", finalizou Cabo.