Nelo Campos e Eduardo Carvalho. (Foto: Divulgação e Paulo Paiva/DP Fotos)
Com as renúncias do Presidente do Sport Milton Bivar e do vice Carlos Frederico, a Ilha do Retiro se encontra em uma verdadeira crise política, com a iminência de novas eleições para descobrir quem estará à frente no poder executivo do clube. Inicialmente marcado para novembro de 2020, o pleito que elegeu ex-presidente para o biênio de 2021-2022, ocorreu no dia 9 de abril.
O Conselho Deliberativo rubro-negro vai se reunir na noite desta quarta-feira (16) para definir quem será o novo presidente e vice-presidente temporário e que conduzirá um novo processo eleitoral dentro de um prazo máximo de 15 dias, como prevê os artigos 86 e 88 do estatuto do clube, para que os sócios-torcedores definam quem comandará o Sport pelo restante do biênio.
A última eleição na Ilha foi feita de maneira presencial e direta, resultando na eleição de Bivar com 1023 votos, que representaram 43% do total. Em disputa com o ex-presidente do Leão, estavam: Nelo Campos (Segundo Colocado), Eduardo Carvalho e Delmiro Gouveia. Com a possibilidade de uma nova eleição, os candidatos reservaram este começo de semana para definir estratégias.
NELO CAMPOS
Nelo Campos foi diretor na Ilha do Retiro em 2019, encabeçou a oposição nas últimas eleições e recebeu 985 votos, perdendo o processo eleitoral por uma diferença de apenas 38 votos. Pego de surpresa com a renúncia do ex-presidente, Nelo expressou a sua opinião por meio de redes sociais. Em um posicionamento cauteloso, declarou que irá aguardar o desenrolar dos fatos de uma posição oficial do CD do clube.
“O momento é de aguardar o órgão máximo, o Conselho Deliberativo, receber a renúncia, oficializar a decisão e anunciar os próximos passos a serem seguidos, em acordo com o nosso Estatuto, para somente, a partir daí, nos posicionarmos já diante da clareza dos fatos”, comentou o ex-candidato em seu perfil oficial do Twitter.
Em busca de descobrir se existe a possibilidade de uma nova candidatura do ex-dirigente rubro-negro, o Diário de Pernambuco tentou contato por meio de telefone, porém não conseguiu resposta.
O momento é de aguardar o órgão máximo, o Conselho Deliberativo, receber a renúncia, oficializar a decisão e anunciar os próximos passos a serem seguidos, em acordo com o nosso Estatuto, para somente, a partir daí, nos posicionarmos já diante da clareza dos fatos.
%u2014 Manuel Campos Filho. (@nelocampos87) June 15, 2021
EDUARDO CARVALHO
Eduardo Carvalho fez parte de várias gestões na Ilha do Retiro nos anos 2000, ocupando cargos como vice-presidente Jurídico e financeiro. Em meio a fortes críticas à gestão de Milton Bivar, o ex-candidato confirmou a vontade da sua chapa de participar do novo processo eleitoral:
“A renúncia já era aguardada, com o currículo dele isso não é novidade, toda vez ele abandona o barco quando a tempestade se aproxima. Nós estamos aguardando que o conselho tenha o mínimo de pudor e convoque as eleições diretas conforme explicitamente previsto no nosso Estatuto, havendo essa convocação, o nosso grupo participará sim”, declarou em entrevista ao Diário de Pernambuco.
Eduardo também se posicionou contrária a um pleito formado apenas por conselheiros, e confirmou também que em seu nome encabeçará a chapa que disputará a presidência no caso de uma eleição direta: “Por conta dessa movimentação, o meu nome está mantido. Eu entendo que o momento atual impõe aos verdadeiros rubro-negros uma conversa mais ampla e franca no sentido de garantir que o que vem acontecendo no Sport Clube do Recife, não ocorra mais”
DELMIRO GOUVEIA
A reportagem tentou contato com Delmiro Gouveia que atendeu a ligação durante uma reunião e prometeu responder os questionamentos ao fim da mesma. No entanto, tentamos novamente o contato e não obtivemos resposta. A reportagem vai continuar tentando contato com Delmiro Gouveia e, em caso de alguma sinalização, atualizaremos a matéria.