Esportes DP

SPORT

'Oito negativas': Sport explica uso do gramado da Ilha para jogo no Brasileiro de Aspirantes

Clube indica que estado do gramado da Ilha do Retiro não está no ideal

postado em 11/08/2022 14:40 / atualizado em 11/08/2022 14:45

<i>(Foto: Igor Cysneiros/SCR)</i>
A torcida rubro-negra ficou insatisfeita com a informação de que o jogo entre Sport e Botafogo, nesta quinta-feira pelo Brasileirão de Aspirantes, aconteceria na Ilha do Retiro. Isso porque o clube decidiu mandar a partida com o CSA, pela Série B, para a Arena de Pernambuco, sob a premissa de preservar o gramado do seu estádio. Situação que o clube se posicionou nesta quinta.

Por meio de uma nota divulgada em seu site oficial, o Sport esclareceu sobre as queixas, alegando que recebeu oito respostas negativas de outros estádios do Recife e de fora da Região Metropolitana. O Leão reconhece que, por conta das chuvas, o gramado da Ilha não oferece ainda as condições ideais de jogo. No entanto, afirma que não teve outra alternativa a não ser sediar a partida pelo Aspirantes em sua própria casa.

Confira a nota na íntegra

O Sport Club do Recife vem a público esclarecer, por meio desta nota, acerca das situações envolvendo a manutenção do gramado da Ilha do Retiro e o local do confronto diante do Botafogo, que ocorre nesta quinta-feira (11), pelo Campeonato Brasileiro de Aspirantes.

Como informado pelo Clube no último sábado (06), o gramado iniciou processo de melhorias por conta das fortes chuvas no começo da semana passada, algo que contribuiu para a transferência do duelo contra o CSA – pela Série B – para a Arena de Pernambuco.

Confira também: João Marcelo Barros é o novo coordenador geral da base do Clube
Manutenções no campo da Ilha do Retiro já estavam no planejamento do Sport, cuja necessidade ficou ainda mais acentuada por conta do forte volume de água no dia da partida frente ao Criciúma. Os alagamentos, apesar do árduo esforço preventivo do Clube na data, prejudicaram o gramado.

Como ocorre de maneira frequente e sem dificuldades em jogos das categorias de base, o Sport contou com a transferência do confronto pelo Brasileirão de Aspirantes para outro estádio. Neste contexto, sempre prevalece o bom senso e a boa relação entre clubes e federações.

Foi assim, recentemente, diante do Náutico pela própria competição, quando o clássico aconteceu na Arena. Antes disso, pela Copa do Brasil Sub-17, o duelo do Leão contra o Palmeiras foi disputado no Arruda. Outros exemplos também podem ser mencionados nesse tipo de cenário.

Para encarar o Botafogo, o Clube tentou a mudança para oito estádios, dentro e fora da Região Metropolitana do Recife. No entanto, esbarrou em questões estruturais e burocráticas, que inviabilizaram a alteração.

Assim sendo, diante deste empecilho, o departamento de futebol de base acionou a vice-presidência patrimonial, que atendeu o pedido e interrompeu a manutenção no gramado, que não está em suas totais condições, para que a Ilha do Retiro receba o confronto.

Manutenção no gramado da Ilha do Retiro
O processo para melhorias foi iniciado com o corte da grama, que permite a descompactação do solo – ato de perfurá-lo com uma máquina para soltá-lo e inserir areia.

Na sequência, está previsto o nivelamento do gramado e uma nova remessa de areia será colocada sobre o piso – tanto de maneira uniforme quanto localizada em áreas específicas de maior necessidade.

Depois, o Clube também vai implementar fertilizantes e realizar o corte vertical na grama – retirada da raiz para viabilizar um piso melhor à prática do futebol. Conforme previsto pelo Sport em cronograma interno, a manutenção será reiniciada nesta sexta-feira (12) e finalizada antes do próximo compromisso como mandante pela Série B, diante da Chapecoense, no dia 23 de agosto.

Tags: Brasileiro de Aspirantes Ilha do Retiro sport