Esportes DP

LEÃO

Sport terá, até confronto com o Ceará, média de um jogo a cada 62.5 horas

Clássico regional será o quinto compromisso do Leão em um espaço de menos de 13 dias; Rubro-negro também vive sequência de viagens

postado em 10/02/2023 08:01 / atualizado em 10/02/2023 11:13

<i>(Foto: Rafael Bandeira/SCR)</i>
O Sport é mais um vítima do calendário "estrangulado" do futebol brasileiro. A equipe da Praça da Bandeira passa por intensa maratona de jogos e terá, até o clássico regional ante o Ceará, pela Copa do Nordeste, no próximo dia 14, média de um jogo a cada 62.5 horas. Para se ter uma ideia, o número equivale a uma partida disputada em menos de três dias, algo que vem incomodando o treinador rubro-negro, Enderson Moreira. 

"Estamos jogando de três em três dias, serão quatro jogos em dez dias. Então, é impossível que a gente tenha todos os jogadores plenos de recuperação nestes jogos. Dos quatro jogos, dois são viagens. É humanamente impossível que todos estejam recuperados. Nossa preparação vem passando diretamente pela recuperação dos atletas, pois desde o início da temporada que não temos uma semana 'cheia' para poder trabalhar", disse Enderson após o empate sem gols contra o Porto, também pelo Estadual. 

O número excessivo de duelos contraria as orientações do Artigo 25 do Regulamento Geral de Competições (RGC), divulgado anualmente pela CBF. "Os clubes não poderão disputar e os atletas não poderão atuar em partidas por competições coordenadas pela CBF sem observar o intervalo mínimo de 66 horas", diz um dos trechos do documento, que apresenta algumas brechas no parágrafo 2º do mesmo Artigo. 

“Em casos excepcionais, a Diretoria de Competições (DCO), de forma fundamentada, poderá autorizar a atuação de atletas e clubes sem a observância do intervalo mínimo aludido no caput deste artigo. Em se tratando de atletas, será obrigatória a apresentação de autorização médica atestando a aptidão do atleta para disputa da partida”, conclui. 

Além da intensa rotina dentro das quatro linhas, estão as viagens. Só este mês, já foram quatro. A primeira à Campina Grande-PB, onde o Leão derrotou o Campinense pelo Nordestão, e a segunda para Caruaru, local do empate sem gols frente ao Porto, ambas de ida e volta. Ao todo, foram 669.9 quilômetros rodoviários, já que o grupo fez todo o trajeto de ônibus. Apenas a partida contra o Afogados, no dia 1º, foi no Recife. 

A maratona de deslocamentos, contudo, não para por aí. Isso porque, já na próxima terça-feira, o Rubro-negro encara o Ceará na Arena Castelão, em duelo válido pela terceira rodada do Regional. Mesmo assim, o time mantém o bom desempenho na temporada, com 85% de aproveitamento, ainda invicto, tendo 20 gols marcados e quatro sofridos. 

Jogos do Leão neste periódo:

Sport 4 a 1 Afogados (1/2)
Campinense 0 a 2 Sport (5/2)
Porto 0 a 0 Sport (8/2)
Náutico x Sport (11/2)
Sport x Ceará (14/2)

Distância percorrida pelo Leão neste periódo: 

Recife/Campina Grande: 200,6 km
Campina Grande/Recife: 197,5 km
Recife/Caruaru: 136,6 km
Caruaru/Recife: 135,2 km
Recife/Fortaleza: 628 km**
Fortaleza/Recife: 628 km**


Dados de acordo com a distância terrestre*

Dados de acordo com a distância área**
 
 

Tags: sport média jogos maratona temporada