Esportes DP

CLASSICO DAS MULTIDOES

Com Ilha do Retiro pulsante, Sport vence o Santa Cruz pelo Campeonato Pernambucano

Com o fim do decreto do Governo, a Ilha do Retiro teve a presença das duas torcidas, mas a torcida rubro-negra foi quem fez a festa no clássico

postado em 11/03/2023 18:18 / atualizado em 11/03/2023 23:38

<i>(Foto: Rafael Vieira/FPF)</i>
Imparável. Com uma Ilha do Retiro pulsante, digna de um partida que carrega consigo a alcunha de “Clássico das Multidões”. O Sport venceu o Santa Cruz, por 2 a 0, com gols de Jorginho, aos 15 minutos do primeiro tempo, e Luciano Juba na segunda etapa. Com o resultado, o Rubro-Negro, já está classificado à semifinal do estadual. Imponente, o Leão segue invicto no Campeonato Pernambucano. A Cobra Coral, por sua vez, com a derrota caiu para a nona colocação, apenas uma posição antes da zona de rebaixamento, em vista disto o clube corre sério risco de ficar sem calendário na temporada de 2024.

Agora, o Tricolor vira a página para a Copa do Brasil, quando na próxima terça-feira, às 21h30, visita o América-MG, no Independência, partida de suma importância do ponto de vista financeiro - em caso de classificação o clube lucra cerca de mais R$ 2 milhões e 100 mil em cota de premiação. Já o Leão, volta a campo apenas no próximo sábado (18), para enfrentar novamente o Santa Cruz, às 17h30, na Ilha do Retiro, desta vez pela Copa do Nordeste.

O JOGO

O ambiente na Ilha do Retiro, com mais de 20 mil torcedores, não dava outra alternativa aos times se não atuar com muita intensidade desde o apito inicial.O Sport, novamente atuando com uma linha ofensiva alta, principal característica rubro-negra, foi quem tomou a iniciativa. O Santa Cruz, por sua vez, apostou suas fichas numa proposta reativa, o técnico Ranielle Ribeiro optou por três zagueiros no esquema tático. 

Diante das propostas das equipes, os minutos iniciais foram de verdadeira pressão do Leão. E logo aos 15, Ronaldo acertou belo passe no meio da linha defensiva, Jorginho recebeu sem marcação e finalizou sem chances para Michael, abrindo o placar na partida. Apesar do resultado, o Sport seguiu soberano em todos os setores do campo, mas ficou clara na chateação do técnico Enderson Moreira, na área técnica, diminuição do ritmo no setor ofensivo.

Na volta do intervalo, Ranielle Ribeiro desfez a estratégia para partida, com isso desmontou o esquema tático com três zagueiros, promovendo as entradas de Anderson Paulista e Maranhão. Diferentemente da primeira etapa, nos minutos iniciais, o Santa Cruz melhor distribuindo em campo demonstrando postura mais ofensiva. Neste momento de pressão, a Cobra Coral empilhou oportunidades de gols, aos oito minutos, Alemão cabeceou com perigo, a bola saiu perto da trave. Aos 12, em rápido contra-ataque, Lucas Silva chutou forte e Renan fez bela defesa. 
 
Diante de uma pressão coral, o Sport aproveitou de um dos mantras do futebol: ‘quem não faz, leva’, aos 16 minutos, Labandeira recuperou a bola e cruzou para Igor Cariús que ajeitou para Luciano Juba livre, na entrada da área, que finalizou para ampliar a vantagem no clássico. Com o placar ampliado, foi um verdadeiro banho de água fria para as pretensões corais na partida, que começou a optar por finalizações precipitadas de fora da área. Nas arquibancadas da Ilha do Retiro, a torcida rubro-negra fez uma linda festa comemorando o grande momento do clube na temporada.
 

 
FICHA DO JOGO: 


SPORT 2
 
Renan; Eduardo (Ewerthon), Chico, Sabino e Igor Cariús; Ronaldo (Pedro Martins), Fabinho e Jorginho (Gabriel Santos); Edinho (Labandeira), Vágner Love (Matheus Vargas) e Luciano Juba. Técnico: Enderson Moreira
 
SANTA CRUZ 0

Michael; Jefferson Feijão (Dayvid), Alemão, Ítalo Melo, Gabriel Yanno (Anderson Paulista) e Marcus Vinicius (Ítalo Silva); Arthur, Daniel Pereira (Maranhão); Felipe Gedoz, Lucas Silva e Pipico. Técnico: Ranielle Ribeiro.
 
Local: Estádio Ilha do Retiro, no Recife
Horário: 16h30
Arbitragem: Deborah Cecilia Cruz Correia (PE) 
Assistentes: Francisco Chaves Bezerra Junior (PE) e José Romão da Silva (PE)
Gols: Jorginho 13/1ºT, Luciano Juba 13/1ºT (SPT) 
Cartões amarelos: Ronaldo e Renan (SPT); Pipico, Daniel Pereira e Alemão (STA) 
Público: 21.708
Renda: R$ 640.965,00 

Tags: retiro do ilha jorginho juba classico pernambucano campeonato cruz santa sport