O impasse sobre a presença da torcida visitante no clássico deste sábado ainda parece longe de ser resolvido. O Náutico alegou não ter sido notificado pela decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que liberou a venda de ingressos para a torcida do Sport e, por isso, não vendeu entradas para os rubro-negros. Em nota, o clube afirmou que só teve conhecimento dos fatos através da imprensa.
O Clube Náutico Capibaribe tomou conhecimento, na tarde desta sexta-feira (3), através da imprensa, da decisão liminar, concedida pelo STJD, determinando a presença da torcida visitante no Clássico dos Clássicos de amanhã.
Contudo, até às 21h desta sexta, o Náutico não foi notificado oficialmente pelo STJD, o que impossibilita que acatemos a decisão.
Informamos ainda que, acontecendo esta notificação, o Náutico irá buscar o Governo de Pernambuco para encontrar a melhor maneira de operacionalizar esta decisão.
Deixamos claro, ainda, que o Náutico em nenhum momento foi autor de qualquer pedido desta natureza, tendo em vista que tal indefinição causa inúmeros problemas à operação do jogo de amanhã. Nosso clube, em hipótese alguma, poderá ser responsabilizado por atos falhos e incoerentes de quem deveria nos garantir segurança. Qualquer atitude que busque a penalização do Náutico é baseada em puro desconhecimento da legislação desportiva brasileira.
Ressaltamos que estamos a postos e prontos para cumprir o que for determinado.
Na manhã desta sexta (3), o Sport conseguiu uma liminar no STJD para garantir um setor dos Aflitos para sua torcida. Na solicitação o clube deseja que seja mantido o veto a respeito das torcidas organizadas no estádio, e que o público geral rubro-negro seja permitido nos Alitos. Embora, como primeira medida do novo comando do Governo do Estado, na figura da Secretária da Defesa Social (SDS), para combater os incidentes de violência dentro e fora dos estádios de futebol, definiu os clássicos em formato de torcida única.
No primeiro clássico, pós novas normas, a medida não impediu os rubro-negros de comparecerem de forma infiltrada nos Aflitos. Durante o jogo, os torcedores foram descobertos pelos alvirrubros e em seguida agredidos nos diversos pontos do estádio.
“Pelo exposto, DEFIRO liminar em favor do Clube Requerente, para suspender os efeitos de quaisquer determinações eventualmente existentes da Federação Pernambucana de Futebol que afetem o direito à carga de ingresso de Clubes visitantes, determinando a intimação do Nautico Capibaribe, para que adote com urgência as providências necessárias para liberar no prazo de até 2h, contadas da intimação da presente, a carga de ingressos reivindicada pelo Clube visitante, sendo que, caso assim não o faça, fica de logo determinado que a partida deverá ser realizada com portões fechados para quaisquer torcedores, inclusive os do Clube Mandante”, afirma nota do STJD.