Fernando Pessoa faleceu de falência múltipla dos órgãos (Foto: Rafael Vieira/DP Foto )
Fernando Pessoa, ex-presidente do Sport, foi velado nesta quarta-feira (26), na Assembleia Legislativa de Pernambuco, após vir a óbito na última terça (25) por falência múltipla de órgãos. Ele comandou os "lemes" da embarcação rubro-negra entre 2001 e 2002, além de ter liderado o Conselho Deliberativo do Leão, que decretou luto de três dias por conta do falecimento.
Na despedida, amigos, familiares e dirigentes do Sport deram o último adeus a Pessoa. A cerimônia contou com a presença de Yuri Romão, chefe do Executivo, que detalhou as homenagens previstas pela equipe da Praça da Bandeira.
"Fernando merece todas as homenagens que possamos fazer. É de praxe, a gente decretar luto, bandeira a meio mastro, um minuto de silêncio no jogo contra o Coritiba. Tudo isso será ainda pouco diante do que o ex-presidente fez pelo Sport. Ele sempre esteve à disposição do dirigente que estivesse sentado no gabinete da presidência", disse Romão ao Diario.
O Sport levou duas coroas em tributo a Fernando Pessoa. Além do Rubro-negro, o Prefeito do Recife, João Campos, também prestou homenagem. Já o filho, Artur Ribeiro Pessoa, apesar de muito abalado, enalteceu a figura do pai.
"Meu pai era uma pessoa apaixonada pela vida, pela pessoa, pelos amigos, pelo Sport, sem sombra de dúvidas. Era a grande paixão da vida dele. Um homem de origem humilde, se dedicou bastante. E deixou seu nome e seu legado marcados na história, na política e no futebol", falou, emocionado.
Cerimônia de despedida contou com dezenas participantes (Foto: Rafael Vieira/DP)