Aos 38 anos, Love assumiu o protagonismo na finalíssima do estadual (Foto: Sandy James/DP FOTOS)
Responsáveis por 41 dos 63 gols marcados pelo Sport na temporada, totalizando 65% de participações diretas, Vágner Love e Luciano Juba formam a dupla artilheira e assistente do Leão da Ilha. Neste início de ano, a união entre experiência e juventude parece viver um casamento perfeito, que a torcida espera culminar em mais um título e no acesso na Série B. Se por um lado, o meia andou sumido nas finais do Pernambucano, por outro, o centroavante, acostumado com decisões, assumiu o posto de protagonista na finalíssima do estadual. Em 27 jogos disputados em 2023, a dupla está empatada na artilharia, com 12 gols cada. No quesito assistências, Luciano Juba leva grande vantagem.
Referência ofensiva na Série B e último a se reapresentar, Vágner Love iniciou a temporada de forma lenta. Foram apenas um gol nos primeiros oitos jogos. Assim, surgiram os primeiros questionamentos pelos inúmeros lances claros desperdiçados. Apesar das críticas pelas atuações e pelo momento positivo de Gabriel Santos, seu principal concorrente no comando de ataque, o técnico Enderson Moreira sempre fez questão de rasgar elogios ao centroavante. E após o título do Pernambucano, o treinador falou sobre o papel de Vágner Love no elenco rubro-negro.
“O Vágner ele nos prova diariamente que ele está muito apto a poder jogar. Ele está com uma energia absurda, o cara que se dedica de uma maneira absurda. Mais do que falar no vestiário, eu acho que as atitudes do Vagner elas falam por si só. E isso vale mais do que mil palavras, falar todo mundo pode, fazer é para poucos. Então, o Vágner faz muito pelo nosso grupo, está fazendo muito pelo Sport e a gente está muito feliz de contar com ele, um jogador multicampeão, que tem a mesma genuidade de valorizar essa conquista”, disse o comandante.
É como diz a velha máxima do futebol: 'atacante vive de gol’, como todo bom e velho goleador, o artilheiro do amor ressurgiu no momento certo - o da decisão na temporada. Nos últimos oito partidas, foram marcados seis gols, incluindo, os dois tentos nas duas finais contra o Retrô. Vale destacar que, além do protagonismo no comando do ataque, Love vem demonstrando nova virtude atuando no Sport nesta temporada, por vezes o experiente vem revelando o lado “garçom”, com seis assistências em 2023.
"A emoção é muito grande. Eu ainda quero conquistar títulos, quero ganhar. Vim para o Sport para isso. Para dar continuidade naquilo que comecei na minha carreira. Sempre sonho em disputar finais, ganhar títulos. Esse grupo é maravilhoso. Trabalha muito, e merece muito", destacou o centroavante.
Love pelo Sport em 2023:
Gols: 12
Assistências: 6
Média: 1 participação direta em gol a cada 115 minutos (23J)
Juba pelo Sport em 2023:
Gols: 12
Assistências: 11
Média: 1 participação direta em gol a cada 100 minutos (26J)