Em meio a pressão, Sport terá que jogar contra o retrospecto negativo (Foto: Gabriel Tadiotto/EC Juventude)
O desafio do Sport fora de casa contra o Juventude, além do objetivo imediato de melhorar o desempenho na competição e dar uma resposta para a torcida após dois empates contra equipes que lutam na parte debaixo da tabela, servirá para acabar com o retrospecto ruim jogando diante do rival em Caxias do Sul. O problema é que o cenário onde esta reação será buscada, não traz boas lembranças aos rubro-negros. Dos seis duelos disputados no Alfredo Jaconi contra a equipe gaúcha, o Leão da Praça da Bandeira nunca conseguiu voltar para Recife com os três pontos na bagagem.
Os dois primeiro duelo entre o Alviverde gaucho e o Rubro-negro pernambucano terminou em empate, com o mesmo placar, por 1 a 1. Por outro lado, a primeira vitória do Juventude aconteceu em 1998, pelo placar mínimo, de 1 a 0, belo gol marcado pelo atacante Luís Antônio. Em 2000, o Sport voltou a empatar por 1 a 1, em Caxias do Sul.
Vale lembrar, que os últimos dois confrontos (2021 e 2001), foram de vitórias alviverdes. O mais recente terminou em 1 a 0, gol marcado por Matheus Peixoto. Como o Sport foi rebaixado há dois anos, o confronto não se repetiu em 2022.
Confira o retrospecto entre Juventude x Sport (em Caxias do Sul):
20/06: Juventude 1 x 0 Sport (Brasileiro 2021)
02/12: Juventude 2 x 1 Sport (Brasileiro 2007)
20/08: Juventude 1 x 1 Sport (Copa João Havelange 2000)