Esportes DP

MEMÓRIA

O legado de Carlos Frederico Melo no Sport

Criativo e arrojado, "Carlinhos", como também era conhecido, foi um dos idealizados da Loja do Sport, da Rádio Ilha e o do site oficial

postado em 18/11/2023 10:52 / atualizado em 18/11/2023 12:05

<i>(Foto: Site Sport)</i>
Numa época onde “tudo ainda era mato” no marketing esportivo brasileiro, Carlos Frederico Melo conseguiu ser criativo e arrojado nas suas ações. Em janeiro de 2007, iniciou a sua trajetória no Sport, no cargo de vice-presidente de Marketing, trazido por Milton Bivar, que assumia ali o comando do clube. A partir dali o torcedor pernambucano começou a entender que um clube vai muito além das quatro linhas do campo de futebol. 

Numa época tomada por sites e blogs independentes criados por torcedores, que alimentavam os torcedores com informações (nem sempre confiáveis e imparciais) do dia a dia do clube, Carlos Frederico resolveu criar um canal oficial de diálogo entre o Sport e o seu torcedor. Com isso, nasceu o site oficial do clube. 

Outra ação para o legado de Carlos Frederico foi a criação da loja do Sport. Numa época dominada por ambulantes com produtos piratas, foi criado o Espaço Sport (que tempo depois virou Cazá do Sport) para o torcedor ter como adquirir os produtos oficiais no próprio clube. Uma ideia que só cresceu tempos depois nos demais clubes do Brasil. 
 
Mas, dentre todos os seus projetos, talvez o mais “carismático” seja a Rádio Ilha, tão adorada pelos torcedores. O “Cazá Cazá” puxado pelo locutor e completado a plenos pulmões pelos rubro-negros já fez muito time tremer diante do Sport. Um legado robusto deixado por Carlos Frederico, entre outras ações que também ajudaram o clube a virar uma referência no marketing esportivo brasileiro. 

 
 
BAHIA 
 
Um dos maiores rivais do Sport dentro de campo, o Bahia prestou solidariedade pelo falecimento de Carlos Frederico Melo.

Confira a nota de pesar: 
 
"O Esporte Clube Bahia manifesta solidariedade aos familiares e amigos de Carlos Frederico de Melo. Carlos Frederico foi presidente do Sport Club do Recife e faleceu em decorrência de um câncer, aos 54 anos, na manhã deste sábado (18). Ele também havia ocupado os cargos de vice-presidente executivo e vice-presidente de marketing na equipe pernambucana. O ex-dirigente deixa esposa e três filhos. Todas as nossas condolências. Que descanse em paz". 

Tags: carlosfrederico sport falecimento legado obras siteoficial logadosport radioilha