Esportes DP

COLUNA BETO LAGO

Beto Lago: 'Vencer, não tem como ser diferente para o Sport, hoje, diante do Coritiba'

'Dentro de campo, o time de Guto Ferreira caiu de rendimento. Deixou de ser aquela equipe que cria e finaliza muito, além de sofrer muitos gols'

postado em 22/08/2024 09:00 / atualizado em 22/08/2024 09:46

<i>(Foto: Igor Cysneiros/SCR)</i>

Números contradizem

Vencer. Não tem como ser diferente para o Sport, hoje, diante do Coritiba. É conquistar os três pontos e retomar a briga para voltar ao G4, já que a turma de cima continua vencendo e abrindo distância para o Leão, que tem dois jogos a menos. As queixas sobre o desempenho da equipe poderiam perder força pelos números neste Brasileiro. O departamento de matemática da UFMG aponta que um clube para levantar o título da Série B precisa ter, hoje, um aproveitamento acima de 64% (73 pontos). Já para o acesso, esse rendimento supera 56% (64 pontos). Com um aproveitamento de 56,1%, o time leonino se encontra na margem apontada pela universidade. Ou seja, olhando os números não deveria ter tamanha preocupação do seu torcedor, correto?

Não é bem assim! Dentro de campo, o time de Guto Ferreira vem caindo de rendimento. Deixou de ser aquela equipe que cria e finaliza muito, que foi no início deste campeonato, além de sofrer muitos gols. O treinador chegou para mudar o jeito do Sport atuar, ser diferente do que pensava Mariano Soso. Essa mudança pedia o imediatismo, para que neste momento o time tivesse brigando na parte mais alta da classificação. E é bom ficar atento: a CBF deve marcar, em breve, os dois jogos que faltam para o clube. Mais jogos, menos datas para treinos. Por isso, como é essencial essa vitória sobre o Coxa nesta noite.

Que acerte na escalação

Corre a boca miúda que o bicho do Náutico para vencer o Londrina é de R$ 450 mil, dividido entre clube e colaboradores. Espero que o técnico Bruno Pivetti simplifique e que acerte na hora de armar o time. É um duelo que não tem margem de erro para nenhum dos lados. É agora ou mais um ano de Série C na vida do Alvirrubro.

Londrina bem pressionado

O Londrina chegará muito mais pressionado que motivado. São quatro partidas sem vitórias e sem gols marcados, para um time que, muitos afirmavam, que estaria classificado depois da 15ª rodada. Por tradição, o Estádio do Café não leva um grande público. A média nesta Série C é de 1.691 torcedores (em 9 jogos), a 10ª no campeonato. Mesmo com ingressos a R$ 10,00, se colocar cinco mil será um grande público.

Outra desculpa

Engraçado que alguns treinadores começam a colocar a culpa no calendário para o rendimento baixo de seus times. O detalhe é que atuais líderes do Brasileirão são os que mais jogaram na temporada. Com os jogos da Libertadores e Sul-Americana, o Fortaleza chegou aos 55 jogos e o Botafogo/RJ, 54. Bem superior a Grêmio, com 50 partidas no ano, e Flamengo, Corinthians, Fluminense e São Paulo, todos com 49. Melhor procurar outra desculpa.

Pra somar

Agregar em composição não é reforço. É “jogador calculadora”, que vem pra somar!

 

Tags: brasileiro calendário londrina c série náutico b série g4 sport