Esportes DP

REFENO

Maior regata oceânica do Brasil, Refeno volta ao calendário após pausa devido à pandemia

A travessia parte do Marco Zero em direção à ilha de Fernando de Noronha; o evento será transmitido pelo canal da Refeno no Youtube

postado em 21/09/2021 20:43 / atualizado em 21/09/2021 21:01

<i>(Foto: Tsuey Lan)</i>
De volta ao calendário, a 32º Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno), principal evento-teste do ano de 2021, está com protocolo definido e pronta para movimentar o esporte olímpico. Com partida no próximo sábado, a maior regata oceânica do Brasil parte do Marco Zero, no Centro do Recife, das 11h às 15h. A travessia terá transmissão inédita no canal do Youtube da Refeno.

Cancelada em 2020 em decorrência da pandemia da Covid-19, a Refeno será o primeiro grande evento no Arquipélago de Fernando de Noronha desde março do ano passado. Para a realização, todo o protocolo sanitário foi definido entre organizadores do evento e governo do estado de Pernambuco.

De acordo com a comissão organizadora, a expectativa é que cerca de 700 velejadores participem da travessia. Até o momento, 87 embarcações estão confirmadas, de 18 estados e uma do exterior, da Espanha. O Cabanga Iate Clube, na Zona Sul do Recife, conta com 60 barcos aportados.

O evento conta com 14 dias de atividades no Recife e em Fernando de Noronha, e tem encerramento marcado para o domingo (3).

PROTOCOLOS
Antes da largada, os competidores terão até quatro opções de exames para apresentar: sorológico quantitativo de IgG (reagente) com menos de 90 dias; dosagem dos anticorpos neutralizantes (reagente) com menos 90 dias; RT-PCR por swab nasal (coletor usado no teste) positivo há mais de 20 dias e menos de 90 dias; RT-PCR por swab nasal negativo 48 horas antes do embarque no veleiro. 

O aviso dos coordenadores da prova é que nenhum inscrito poderá embarcar sem apresentar os exames indicados.