
Cancelada em 2020 em decorrência da pandemia da Covid-19, a Refeno será o primeiro grande evento no Arquipélago de Fernando de Noronha desde março do ano passado. Para a realização, todo o protocolo sanitário foi definido entre organizadores do evento e governo do estado de Pernambuco.
De acordo com a comissão organizadora, a expectativa é que cerca de 700 velejadores participem da travessia. Até o momento, 87 embarcações estão confirmadas, de 18 estados e uma do exterior, da Espanha. O Cabanga Iate Clube, na Zona Sul do Recife, conta com 60 barcos aportados.
O evento conta com 14 dias de atividades no Recife e em Fernando de Noronha, e tem encerramento marcado para o domingo (3).
PROTOCOLOS
Antes da largada, os competidores terão até quatro opções de exames para apresentar: sorológico quantitativo de IgG (reagente) com menos de 90 dias; dosagem dos anticorpos neutralizantes (reagente) com menos 90 dias; RT-PCR por swab nasal (coletor usado no teste) positivo há mais de 20 dias e menos de 90 dias; RT-PCR por swab nasal negativo 48 horas antes do embarque no veleiro.
O aviso dos coordenadores da prova é que nenhum inscrito poderá embarcar sem apresentar os exames indicados.