A relação do brasileiro com o automobilismo tem um longo caminho percorrido, mas encontrar um pernambucano nas pistas traz um sentimento especial. Em 2021, Rafael Chaves Câmara, de 16 anos, foi destaque ao ser selecionado para a Academia de Pilotos da Ferrari e conquistar uma vaga na Fórmula 4. Apesar da pouca idade, Rafael já possui um currículo invejável com uma importante trajetória no kart, onde conquistou o vice-campeonato mundial na Finlândia em 2019, WSK Super Masters Series, WSK Champions Cup e do Champions of the Future. Ainda no kart, o recifense chamou atenção do famoso preparador italiano Dino Chiesa -responsável por revelar pilotos como Lewis Hamilton e Nico Rosberg- que contratou o pernambucano para correr em sua equipe, a Kart Republic.
O contato inicial de Câmara com o automobilismo foi feito através do pai e do irmão. “Meu pai levou o meu irmão para conhecer o kart, mas eu ainda não tinha idade para andar. Fiquei encantado com aquilo, sonhando em poder acelerar. Tive que esperar um tempo até ter a idade mínima. No começo foi uma brincadeira, mas acabei me encantando mais ainda com o esporte e, pouco a pouco, foi ficando cada vez mais sério e profissional”, contou o piloto.
Os primeiros anos no kart são importantes para definir os próximos passos na carreira de um piloto. É nesta categoria onde os automobilistas aprendem as técnicas e os elementos necessários para o desenvolvimento de uma condução profissional. Para Rafael, o kart foi um momento importante, onde passou dez anos competindo.
“O kart é a base do automobilismo, onde começam praticamente todos os pilotos que seguem carreira profissional. O kart é fundamental para desenvolver os elementos básicos de pilotagem porque eles são muito rápidos considerando a relação peso/potência. Isso obriga o piloto a ter os reflexos em dia, porque tudo acontece muito rápido numa corrida de kart -mais rápido do que inúmeras categorias de carro, inclusive. Passei mais de uma década correndo na categoria até chegar no momento de transição para os carros”, explica.
Com as oportunidades conquistadas na Europa, o pernambucano relatou as diferenças entre o período de preparação no território brasileiro e nos países europeus.
“Em 2019 já competi em algumas provas na Europa, o que foi muito bom para me preparar para o Mundial, onde acabei como vice-campeão. Já o ano de 2021 foi todo dedicado às corridas na Europa, onde eu fiquei totalmente imerso na realidade do kartismo. No Brasil os pilotos são muito bons e temos tradição, mas na Europa -especialmente na Itália- é onde a maioria das principais pistas e fábricas de kart ficam localizadas. Isso favorece o acesso ao equipamento, permite treinos seguidos em alto nível, mesmo fora do período de competição, e ajuda no desenvolvimento do equipamento durante o ano”, comparou Câmara.
Agenciado por Dudu Massa, irmão de Felipe Massa, Rafael nutriu uma importante relação com Dudu após a conquista do vice-campeonato mundial. A dupla obteve sucesso e venceu o Campeonato Brasileiro de Kart, em 2020, disputado em Biguri, no interior de São Paulo.
“Conheci o Dudu depois do vice-campeonato mundial em 2019. Ele organizava uma equipe nas 500 Milhas de Kart e me convidou para participar, como prêmio pelo resultado no Mundial. Depois disso continuamos em contato. Eu fico muito contente em trabalhar com ele como meu agente desde o fim da temporada 2020, quando ganhamos o Brasileiro de kart em Birigui. É importante o piloto estar amparado fora da pista por pessoas de sua confiança e com credibilidade nesse mercado. Dudu já viveu muita coisa no automobilismo e o trabalho dele fora das pistas me permite ficar tranquilo para dedicar todo meu foco na pilotagem e no desenvolvimento do equipamento”, detalhou Rafael.
Com passagens vitoriosas pelo kart, o pernambucano repete o feito na Fórmula 4 dos Emirados Árabes Unidos, onde compete pela equipe Prema e já soma triunfos na categoria. Mesmo perdendo a primeira etapa do campeonato após testar positivo para a Covid-19, Rafael Câmara encerrou a quarta e penúltima etapa da categoria acumulando cinco vitórias, seis pódios e duas poles em 12 corridas. Agora, o recifense ocupa o terceiro lugar geral da competição atrás do companheiro de equipe, o australiano Charles Wurz, e do inglês Aiden Neate.
“A F4 é a primeira categoria nos carros para quem sai do kart. Espero aprender muito e me desenvolver cada vez mais neste esporte maravilhoso, que é minha paixão. É uma honra e também uma responsabilidade integrar a Ferrari Driver Academy e a equipe Prema. Eles têm histórico na formação de talentos e tenho que me dedicar 100% para aproveitar essa oportunidade”, comunicou o pernambucano.
A última etapa da F4 UAE acontecerá durante os dias 17 e 20 de fevereiro, no circuito Yas Marina, em Abu Dhabi.