Esportes DP

ENTREVISTA

Esporte escolar: a nova missão da 'eterna pentatleta' Yane Marques

Medalha de bronze nos Jogos de Londres em 2012 no Pentatlo Moderno, Yane agora se dedica a plantar a semente esportiva na garotada

postado em 15/07/2023 09:30 / atualizado em 15/07/2023 09:45

<i>(Foto: Wanderson Oliveira/DP)</i>
A simpatia sempre foi sua marca registrada! E ela segue presente com Yane Marques - medalhista olímpica em Londres 2012 e porta-bandeira do Brasil nos Jogos do Rio (2016), entre outros títulos internacionais no Pentatlo Moderno, que reúne natação, esgrima, hipismo, tiro e corrida. Cada vez mais afinada na gestão pública, a pernambucana natural de Afogados da Ingazeira acabou de ingressar em um novo desafio na carreira: assumiu a recém-criada Secretaria Executiva de Esportes Educacionais da Prefeitura do Recife. Ela foi a nossa convidada no Diario Esportivo TV desta semana – o programa está disponível no YouTube do Diario de Pernambuco.
 
Após encerrar a vitoriosa carreira em 2016, Yane assumiu o cargo de secretária executiva de Esportes do Município no ano seguinte, na gestão do prefeito Geraldo Júlio. E agora, com o prefeito João Campos, ela foi convidada há um mês pelo secretário de Educação Fred Amâncio para cuidar do esporte escolar.  E ela já arregaçou as mangas e colocou a cabeça para pensar.

 “Tenho a missão de ter o Recife como referência de uma cidade que garimpa o atleta na escola. Esse link, o esporte que por si educa, com seus valores e princípios. Tenho mais de 300 escolas para fazer com que esses meninos e meninas queiram ser atletas. Se um dia esse esforço foi materializado em uma medalha, ótimo. Caso contrário, vamos ter dado a nossa contribuição para formar cidadãos. Aprender a regra do esporte e da vida. Transformar a vida de um monte de gente pelo esporte, como a minha foi transformada”, afirmou Yane. 

Consciente da necessidade da criação de políticas públicas de esporte, para que a garotada se identifique com o ambiente do esporte, com seus hábitos e rotinas saudáveis, ela já tem bem definida uma meta no plantio dessa semente: resgatar a força dos Jogos Escolares. E está pensando em um grande evento de abertura, dia 25 de setembro, no Geraldão. “Desde que entrei na Prefeitura, que escuto: ‘na minha época, os Jogos Escolares lotavam o Geraldão’. Pois isso não saiu da minha cabeça e vamos sim voltar a lotar o Geraldão. Vamos trazer atletas, levar escolas e fazer os meninos e meninas voltarem para as escolas dispostos a praticar um esporte”, enfatizou.  

Serão nove modalidades, entre coletivas e individuais: futsal, vôlei, basquete 3x3, handebol, judô, xadrez, atletismo, badminton e queimado, grande novidade para a edição 2023 dos Jogos Escolares.   

COMISSÃO DE ATLETAS
 
Mesmo com tantos desafios, Yane Marques ainda segue muito ligada ao Esporte de Alto Rendimento. Ela é a presidente da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Reforçando que ano que vem teremos os Jogos Olímpicos de Paris (FRA). “Esse ano é muito importante, pois serão disputadas muitas seletivas, inclusive tem o Pan Americano (Chile). Esse ano é tão importante quanto o próximo. Quanto antes você se classifica para os Jogos, melhor”, destacou Yane, que em maio deste ano, recebeu uma bela homenagem.

Ela e mais sete grandes nomes do esporte brasileiro foram homenageados numa cerimônia em São Paulo ao ingressarem no Hall da Fama do Comitê Olímpico Brasilieiro (COB). Os condecorados foram escolhidos no ano passado: Yane Marques (pentatlo moderno), Manoel dos Santos (natação), Marcelo Ferreira (vela), Melânia Luz (homenagem póstuma - atletismo), Renan Dal Zotto (vôlei), Ricardo Prado (natação), Walter Carmona (judô) e Zagallo (homenagem do futebol).    

Com tantos afazeres, ela ainda segue estudando, se capacitando e precisa estar com o fôlego em dia para cuidar e brincar com a filha Maya, de três ano e meio. “Sou pentatleta, consigo fazer muitas coisas”, brincou Yane, com o sorriso fácil e o mesmo brilho nos olhos.

Tags: yane marques pentatlo entrevista gestão