Esportes DP

EM ALTO MAR

34ª Refeno deu sua partida neste sábado no Marco Zero

88 embarcações partiram de Recife para Fernando de Noronha em tradicional regata; expectativa é que as primeiras chegadas na ilha ocorram nas primeiras horas do domingo (24)

postado em 23/09/2023 14:02 / atualizado em 23/09/2023 14:54

<i>(Foto: Divulgação/Refeno)</i>
34ª edição da Regata Internacional Recife Fernando de Noronha, Refeno, deu a  partida neste sábado (23) no Marco Zero do Recife. 88 barcos saíram na tradicional travessia das 300 milhas náuticas (cerca de 560 km) da capital pernambucana até o arquipélago. O público acompanhou o desfile das embarcações, inclusive do Cisne Branco, da Marinha. Os veleiros começaram a seguir viagem a partir das 11h30, com os barcos cruzeiristas. A última partida aconteceu às  14h15, justamente com o Cisne Branco. Pouco antes, às 14h, partiram os favoritos: Adrenalina Pura (maior campeão, com sete vitórias e recordista), Aventureiro 4, Reforça D4 e Kastel Patoruzú. 

 

Maior campeão da Regata Internacional Recife Fernando de Noronha, uma das grandes atrações da edição 2023, o Adrenalina Pura já está de volta. O barco agora pertence aos empresários pernambucanos Avelar Loureiro, Humberto Carrilho e Cecília Peixoto. 

 

Tricampeão da Refeno, o Kastel Patoruzú, agora correndo pela Paraíba, também está entre os cotados. O trimarã é comandado pelo capitão Felipe Tiago Gomes de Almeida Junior. Já o Reforça D4, do comandante Armando de Oliveira, é uma embarcação paulista, mas correndo pela Paraíba e também promete andar rápido.

 

Ano passado, o Fita Azul - primeiro a chegar à ilha -, foi o pernambucano Aventureiro 4, de Hans Hutzler, que navegou em solitário na viagem. Este ano, dois barcos têm apenas um tripulante. O Wisdom (ARG), do comandante Carlos Blanco Fernandez é um deles. O outro é da capitã Marina Bidoia.

 

"São 770 velejadores e 88 embarcações, o que confirma o momento de ascenção dessa que é a maior regata da América Latina. A expectativa é que a chegada aconteça nas primeiras horas do domingo (24)", destacou o comodoro do Cabanga Iate Clube, Delmiro Gouveia. O público compareceu em boa quantidade no Marco Zero para prestigiar a partida das embarcações.

 

Tags: refeno recife regata barcos recife fernando de noronha partida