Esportes DP

JUDÔ

Movimento Pró-Criança: formando campeões e transformando vidas

Movimento Pró-Criança investe nas aulas de judô há 18 anos, como forma de auxiliar na disciplina de jovens de baixa renda

postado em 27/10/2023 08:01 / atualizado em 26/10/2023 23:59

<i>(Foto: João Lucas Alves/Divulgação)</i>
O Movimento Pró-Criança investe nas aulas de judô há 18 anos, como forma de auxiliar na disciplina de jovens de baixa renda. Quase duas décadas se passaram, e a equipe já conquistou centenas de títulos estaduais, nacionais e até internacionais. O judô do Movimento Pró-Criança surgiu modesto, mas conquistou respeito entre as melhores equipes da categoria no país. Tudo começou com aulas abertas para todos os beneficiados pelo MPC, mas o olhar profissional do coordenador de esportes, Marcílio Félix, identificou talentos ocultos que precisavam ser desenvolvidos. Em 2012, a arte marcial assumiu um caráter competitivo, e quatro anos depois, as primeiras medalhas surgiram, continuando até hoje, tornando a equipe do Movimento Pró-Criança uma das mais competitivas do Estado de Pernambuco.

A sede do Movimento Pró-Criança está localizada em um dos bairros mais pobres de Recife, os Coelhos. De acordo com dados do IBGE, mais da metade da população de Recife é pobre ou extremamente pobre. Ainda segundo o Instituto, existem atualmente no Brasil 34 milhões de jovens de baixa renda, e neste universo, apenas 1 em cada 4 consegue chegar à Universidade.

Para mudar esse quadro, o judô do Movimento Pró-Criança tornou-se um instrumento eficaz para os jovens do Grande Recife. Muitos dos atletas conseguem bolsas de estudo em escolas renomadas da cidade e alcançam a Universidade. É o caso de vários atletas do Movimento,como Giovanna Costa, Luciana Silva, Rebeka Carolayne Barbosa e Rebeca Vitória Conti De França todas atletas do judô do MPC que conquistaram o pódio diversas vezes. 

Giovanna, tricampeã pernambucana e prestes a conquistar o tetra, relata que começou os treinos aos 7 anos no Movimento e não parou mais. Hoje, possui uma bolsa de estudos em uma escola particular de Recife e deseja ir mais longe: 'Eu quero conquistar mais títulos, sou muito grata ao Movimento Pró-Criança por essa oportunidade e agradeço a todos os patrocinadores”', comemora a jovem. 

Luciana Silva já tem um extenso currículo de vitórias, sendo a mais importante delas em 2019, quando conquistou o ouro no Campeonato de Judô Sul-americano. Ela fez parte da seleção brasileira por três anos e acumulou nove títulos estaduais. Luciana cursa Educação Física e deseja ajudar outros jovens de baixa renda com o esporte dentro do Movimento Pró-Criança: 'Eu quero ser técnica para poder ajudar outras crianças pobres da minha cidade a ter a oportunidade que eu tive'.

Já Rebeka Carolayne, acumula 26 títulos! O mais importante deles foi a conquista do circuito europeu em 2019. “Ser atleta do judô MPC é sinônimo de gratidão. Tenho orgulho por fazer parte dessa família maravilhosa, sou muito grata por tudo que vem me proporcionando”.

Para Rebeca Vitória Conti de França, de apenas 12 anos,  já foi duas vezes campeã pernambucana e vice-campeã brasileira, para ela, o judô abriu portas. “Ser atleta do judô MPC pra mim é muito gratificante, pois me proporcionou muitas coisas , como viagens para outros estados , novas amizades e dois títulos de campeã Pernambucana”,comemora a jovem.

Milhares de jovens atletas foram  beneficiados pelo judô do Movimento Pró-Criança ao longo desses trinta anos, com centenas de histórias emocionantes de jovens que não tinham perspectivas e viram suas vidas serem transformadas pelo esporte. 'Graças aos nossos patrocinadores nosso judô chegou tão longe e tantos jovens mudaram de vida.Hoje, nossa equipe ganhou reconhecimento profissional no judô brasileiro e queremos ir ainda mais longe', afirma o coordenador de esportes do Movimento Pró-Criança, Marcílio Félix."

Tags: judo movimento pró-criança