Esportes DP

PARIS 2024

Olimpíada: quantas vagas o Brasil garantiu a menos de 140 dias da abertura

Delegação verde-amarela ostenta, até o momento, 165 lugares para a disputa com abertura em 26 de julho, em Paris

postado em 13/03/2024 08:55

<i>(Foto:  Miriam Jeske/COB)</i>

A 136 dias da abertura das Olimpíadas de Paris-2024, os brasileiros parecem afinados e inspirados pelo Hino Nacional para acumular vagas em diferentes modalidades. Até a última segunda-feira (11/3), os filhos e filhas deste solo conseguiram conquistar com braços fortes 165 vagas em 28 esportes. A última delas no boxe, com Luiz Oliveira, o Bolinha, via Pré-Olímpico Mundial, disputado na Itália.

O paulista de São Caetano do Sul bateu o britânico Owain Harris-Allan por decisão unânime dos juízes e avançou à semifinal. Bolinha colocou o boxe entre as modalidades não coletivas do país com o maior número de vagas. Os pugilistas são 10 verde-amarelos são 10 até o momento e ficam atrás somente dos compatriotas do atletismo (13) e da natação (16) (veja a lista completa abaixo).

Medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 e nas Olimpíadas da Juventude de Buenos Aires-2018, Bolinha agora conta os dias para entrar no primeiro ringue olímpico. Se depender no histórico familiar, não voltará de mãos abanando. O boxeador de 23 anos é neto de Servílio de Oliveira, o responsável por colocar o Brasil no primeiro pódio do boxe no maior evento esportivo do planeta com o terceiro lugar do peso-mosca (51kg) na edição da Cidade do México, em 1968.

"Não estou acreditando ainda na conquista dessa vaga, a ficha ainda não caiu. Vontade de gritar, vontade de chorar. Vim aqui com unhas e dentes, é só ter a oportunidade que eu faço. Não tenho dúvida de que o boxe brasileiro vai fazer história em Paris. Todo esse trabalho de todos da equipe, tudo isso não será à toa", discursou Bolinha ao portal Olympics.com.

Em entrevista ao Correio, o presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley, estipulou meta de 300 a 330 vagas para a delegação do país nos Jogos de Paris. O número será certamente atualizado, mas pode não alcançar as expectativas devido às frustrações, como a não classificação da Seleção masculina de futebol. Disputas em diversas modalidades seguirão nos próximos meses. Na edição de Tóquio-2020, 302 atletas foram premiados. A maioria das modalidades não tem nomes definidos para as competições. Muitos serão conhecidos a partir dos critérios das confederações.

Tags: abertura atletas delegaçao brasil 2024 paris olimpiadas olimpicos jogos