Esportes DP

INVESTIGAÇÃO

Wada investiga chineses por doping nas Olimpíadas de Tóquio

23 nadadores chineses serão investigados de forma independente pela Agência Mundial Antidopagem (WADA) por suposto doping

postado em 26/04/2024 15:53

<i>(Foto: Tami Chappell / AFP)</i>

A Agência Mundial Antidopagem (WADA, sigla em inglês) vai investigar a participação de 23 nadadores chineses nas Olimpíadas de Tóquio, apesar de terem testado positivo para uma substância proibida.

A China alegou contaminação por um remédio para o coração como causa do teste positivo. A Wada, por outro lado, afirmou na época que não estava em posição para refutar a alegação chinesa. No entanto, é possível investigar os nadadores de forma independente.

A investigação independente liderada por Eric Cottier deverá ser concluída em dois meses. A agência negou parcialidade e afirmou que suas decisões foram baseadas em conselhos externos. Além disso, enviará uma equipe para avaliar o programa antidoping praticado na China.

O presidente da Wada, Witold Banka, afirmou que a integridade da organização está sob ataque. A Usada e a Aquatics GB expressaram preocupação com as alegações, enquanto a Wada rejeitou acusações de encobrimento.
 
Veja matéria completa no Metrópoles 

Tags: wada investigação doping olipíadas china