A corrida de rua mais tradicional do Recife está chegando a sua 19ª edição. A Corrida das Pontes do Recife vem com uma pequena mudança de trajeto, mas mantendo a beleza e o charme de competir no coração da capital do estado e contando com a participação da Queniana Viola Jelagat Kosgei, que já chega na Veneza Brasileira favorita a faturar o primeiro lugar do pódio. As inscrições para a competição encerraram-se antes do prazo estipulado, chegando ao limite de participantes suportados.
Saiba mais
Com a interdição de quase 8 meses da Ponte Giratória - que continua em reforma e está sem previsão de liberação, de acordo com informações da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), a organização da 19ª edição da Corrida das Pontes do Recife teve que fazer mudanças no trajeto original para a corrida geral e especial de 10KM. O desvio da Ponte Giratória será feito pela rua Martins de Barros, Ponte Maurício de Nassau e av. Marquês de Olinda (que serão compartilhadas e divididas ao meio com cones) para bater a marca completa sem prejuízos no percurso dos corredores. A largada da Corrida Geral e Especial 10KM está prevista para às 7hs, no Forte do Brum.
Mesmo com a mudança, a JJS Eventos, empresa que organiza a prova de pedestrianismo - que é considerada a São Silvestre do Nordeste - teve o cuidado de não perder a tradição que mantém desde a primeira edição, que é de passar 7 vezes nas pontes. "Quando viemos em Recife há um mês, planejamos e refizemos toda a marcação do trajeto dos 10KM com esse cuidado. Nas edições anteriores, os atletas passavam na Ponte Mauricio de Nassau apenas na ida. Nesta edição, especialmente, eles passarão por ela na ida e na volta", revela o ex-atleta olímpico e bi-campeão da Corrida de São Silvestre, José João da Silva, diretor técnico da JJS Eventos.
José João crê em uma corrida bastante acirrada, com a expectativa alta principalmente no feminino. "A queniana Viola já foi campeã em várias provas de rua do Brasil, no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e em São Paulo. Obviamente é a favorita, mas teremos também a participação da nossa conterrâne Mirella Saturnino, que também confirmou a participação e ficou em terceiro lugar na prova do ano passado. Será uma disputa interessante", pontuou.
No masculino, os destaques vêm do agreste do estado. Garanhuns traz dois atletas que prometem chegar firme na prova. O primeiro deles é o José Márcio, que ganhou a prova no ano passado. Disputando com ele, o atleta Gleyson da Silva Santos é top 10 nacional na prova dos 5km, e vai correr os 10km tentando fazer sombra a José Márcio.
José João destacou o amor que Recife tem por esta corrida. "É um marco nas corridas de rua do Nordeste. Não é fácil chegar a 19ª edição. A cidade abraça a corrida, o recifense tem um carinho muito especial por ela", concluiu.
O percurso da corrida contempla corrida e caminhada de 5,6km e corrida profissional de 10km. Além delas, tem a Corrida Especial 10Km para pessoas portadoras de deficiência e a prova infantil ou "Corrida das Pontinhas" com percurso de 1,6Km, destinada para crianças e adolescentes da rede pública municipal do Recife e inscrições gratuitas somente através da Secretaria de Esportes do município.
A 19ª edição da prova esse ano, excepcionalmente, o trajeto da corrida contemplará vários pontos turísticos e as pontes do Limoeiro, Ponte Princesa Isabel, Ponte Buarque de Macedo, Ponte Maurício de Nassau, Ponte Duarte Coelho e Ponte Boa Vista.