Esportes DP

OLIMPIADAS

Pela 1ª vez, abertura não será num estádio

A Cerimônia de Abertura será realizada no coração da cidade ao longo de sua principal artéria: o rio Sena

postado em 24/06/2024 10:02 / atualizado em 24/06/2024 10:41

<i>(Foto: Reprodução)</i>

Apesar de já ter recebido os Jogos Olímpicos em 1900 e em 1924, essa edição dos jogos em Paris tem ainda mais motivos para ser marcante. Além do cenário parisiense, essa será a primeira vez na história que a abertura de uma Olimpíadas não acontecerá num estádio. A Cerimônia de Abertura será realizada no coração da cidade ao longo de sua principal artéria: o rio Sena. Esta edição contará com 32 esportes, em 48 modalidades de competição. Apesar de a abertura acontecer no dia 26, desde o dia 24 haverá competições de handebol, futebol e rugby sevens. Somente na abertura, serão 40 mil policiais trabalhando em todo o perímetro, de acordo com informações oficiais da prefeitura de Paris. 

Os bloqueios ao longo do Rio Sena, que já começaram a ser feitos em alguns trechos, vão passar a ser integral nove dias antes da cerimônia de abertura, marcada para o dia 26 de julho. Ou seja, o principal rio de Paris será todo interditado e monitorado antes e durante os Jogos. O bloqueio vai ficar mais restrito ainda nas margens dos seis quilômetros. Não é para menos. É nesse trecho que acontecerá o desfile barcos com as delegações do mundo inteiro na abertura do dia 26 de julho. A partir desta data, apenas pessoas autorizadas poderão entrar no perímetro da festa.

Durante esse período de nove dias antes dos Jogos e durante as competições, hoteis e museus continuarão funcionando, mas também vão exigir esse cadastramento. O Louvre, museu mais visitado do mundo, está entre eles, por exemplo. Até mesmo a navegação no Rio Sena será interditada seis dias antes. Nem mesmo barcos que transportam alimentos poderão passar.

Tags: abertura cerimonia paris olimpiadas olimpicos jogos estadio sena rio abertura