Esportes DP

REGATA

35ª edição da Regata Internacional Recife Fernando de Noronha (Refeno) apresenta novidades

Nesta terça-feira (17) foi apresentado os detalhes e novidades da Refeno, que conta até aqui com 93 barcos inscritos de 14 estados brasileiros

postado em 17/09/2024 17:18 / atualizado em 17/09/2024 17:42

<i>(Foto: Tsuey Lan Bizzocchi/Cabanga)</i>

No próximo dia 28 de setembro, acontecerá a 35ª edição da Regata Internacional Recife Fernando de Noronha (Refeno). Evento terá partida no Marco Zero das 11h às 15h e conta até aqui, com 93 barcos inscritos de 14 estados brasileiros, além de um barco argentino.

O Refeno é organizado pelo Cabanga Iate Clube de Pernambuco e contará com grandes atrações de Recife até o arquipélago de Fernando de Noronha, em um trajeto de 300 milhas náuticas (560 km). A Edição de 2024 contará com a maior presença feminina já registrada, com representação de quase 20% do total de participantes.

Nesta terça-feira (17), foi realizada uma entrevista coletiva detalhando o evento na sua 35ª edição. O comodoro do Cabanga Iate Clube, Altair Júnior, falou sobre sucesso da Regata, novidades do evento e maior participação feminina conforme o passar das edições. 

“Para se ter uma ideia, o primeiro ano, em 1986, tivemos apenas 22 participantes, e esse ano estamos com quase 100 participantes. Este ano também teremos 20% de mulheres, é muito importante elas participando e cada ano aumentamos um pouco. Nossa largada será no Marco Zero e é muito importante a presença do público, é muito bonito ver 100 barcos dando a largada para Fernando de Noronha. Ao chegar na Ilha, teremos vários eventos sociais e precisamos retribuir todo o carinho de Fernando de Noronha com a gente. É importante divulgar todo o trabalho da Refeno e vamos fazer a maior regata de todas” explicou o comodoro.

Altair Júnior também falou sobre evento mais ecológicos e ações práticas que serão realizadas para conscientização nas causas ambientais. “Nossa regata será plástico zero e carbono zero, sempre muito preocupada com o lixo que os barcos produzem durante a travessia, para trazer de volta, com orientação aos velejadores. Durante esta semana, teremos várias palestras para reforçar a preocupação que todos tem com o meio ambiente durante o trajeto até a ilha” completou Altair Júnior.
 
<i>(Foto: Tsuey Lan Bizzocchi/Cabanga)</i>
 
O diretor da regata, Walter Neukranz, falou da parte competitiva e festiva do evento. Diretor explicou categorias que serão divididas a regata e o caráter de competição entre as principais embarcações.

“A gente tenta aperfeiçoar a parte de classificação dos barcos, para que além de uma regata competitiva, seja uma festa. O velejador que vem para uma regata dessa, ele começa a programação um ano antes, e tem valido a pena pelo número crescente de barcos participantes. As classes são sempre escolhidas para que haja o mínimo de competição entre os barcos, causando aquela emoção de estar correndo uma regata, e não só todo mundo indo em comboio para Fernando de Noronha” explicou Walter Neukranz.

O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Paulo Nery, também falou sobre a importância da regata para o estado. “A Refeno é um evento nacional e internacional. Por isso, tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Empetur e da Administração de Noronha. É um prazer fazer parte deste movimento que traz pessoas de outros lugares para cá e dando uma visibilidade cada vez maior para Pernambuco", disse o secretário. 

INÍCIO

A primeira edição da Refeno foi organizada em 1986, graças ao sonho do velejador Maurício Castro, idealizador da regata. Hoje a Refeno se tornou um dos maiores eventos náuticos da América do Sul, incluída no calendário de velejadores nacionais e de fora do país.




Tags: regata recife fernando de noronha refeno cabanga novidades