Competição 'O Rei da Praia' estreia surf PCD, em Itapuama
Pessoas com grau leve de deficiência participaram da categoria Inclusão, em praia localizada no município do Cabo de Santo Agostinho/PE, com o apoio da Federação Pernambucana de Bodyboarding (FPB)
A premiação para a categoria PCD foi geral, com troféus e medalhas, além de brindes (Foto: Itapuama Surf News)
O surf para pessoas com deficiência múltipla, auditiva ou intelectual integrou as categorias do “Rei da Praia”, uma competição realizada na praia de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho, situada no Litoral Sul do Estado de Pernambuco. A categoria Inclusão (PCD) estreou justamente na 2ª edição do campeonato.
Vale destacar que a premiação para a categoria PCD foi geral, com troféus e medalhas, além de brindes, para toda a turma inscrita, sendo pessoas com um grau leve de deficiência (limitações moderadas em atividades da vida diária). “O Rei da Praia” foi disputado nos dias 28 e 29 de setembro deste ano, em frente ao Condomínio Itapuama Beira Mar 2.
Além da organização da Mouras Produções, a categoria Inclusão (PCD) recebeu o apoio da Federação Pernambucana de Bodyboarding (FPB), entrando como parceira na inscrição dos/as atletas e disponibilização de uma comissão técnica de julgamento. A Associação de Surf do Cabo de Santo Agostinho, a Itapuama Surf&News e a Diretoria Surf Point também fortaleceram a competição, assim como a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho.
“O objetivo da categoria Inclusão é desenvolver o potencial de cada pessoa, sem focar na perfeição, mas sim na diversão. Os benefícios do surf para PCDs são justamente o desenvolvimento de equilíbrio, enfrentamento de dificuldades, controle emocional, expansão do convívio social e conexão com a natureza, além de ser um instrumento de inclusão social e diversidade de extrema necessidade e importância”, ressalta o pernambucano Harryson Moura, organizador do festival.