Por Lucas Valle

Saiba mais
No último fim de semana, atletas pernambucanos conquistaram medalhas no Campeonato Nacional de Capoeira. Mateus Anacleto e Cezar Anacleto venceram nas suas categorias e Jean David Oliveira ficou na 2ª colocação.
Cezar e Mateus competiram nas categorias +90kg e 80 kg, respectivamente. Ambos conquistaram a primeira colocação e trouxeram a medalha de ouro para Pernambuco. Jean David Oliveira tentou trazer a 3ª medalha dourada para seu estado, mas acabou ficando com a vice colocação da categoria 63kg.
Os três atletas que foram selecionados pela Federação Pernambucana de Capoeira para o Campeonato Nacional, tiveram suas passagens de avião pagas por meio de um incentivo da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco.

VIDA
A Capoeira é o centro da vida desses três atletas, Cesar e Mateus são filhos do Mestre de Capoeira Bero. Ambos nasceram e cresceram no esporte, hoje em dia integram o grupo Centro de Capoeira João Mulatinho.
Mateus, que estreou no Campeonato de Nacional com a medalha de ouro na categoria 80kg, fala sobre a capoeira e a importância na sua vida.
‘A capoeira é uma base na minha história, nasci e cresci dentro da capoeira. Sempre treinando com o meu pai, pude crescer e me desenvolver como atleta. A capoeira sempre me ajuda a manter meu condicionamento físico, técnico e profissional’, disse o atleta
‘Foi meu primeiro campeonato brasileiro de capoeira e consegui conquistar o lugar mais alto do pódio. É uma conquista que levarei para o resto da minha vida’, completou
Jean David pratica capoeira há 26 anos, faz parte da Associação Cultural CapoeirÁ. Com a luta, David já viajou por diversos países europeus, França, Suiça, Bélgica, Italia, Turquia, Alemanha e Holanda. O atleta já venceu na categoria solo, o Campeonato Pernambucano duas vezes e o Campeonato Nacional de jogo técnico.