Recife será palco do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística com estrelas olímpicas (Foto: Crysli Viana/DP Foto)
Recife está prestes a se tornar o centro das atenções da ginástica artística nacional. Entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, o Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão)será palco do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística, com disputas nas categorias infantil e adulta.
O anúncio oficial foi feito em coletiva de imprensa realizada pela Prefeitura do Recife, em parceria com a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG). Estiveram presentes o prefeito do Recife João Campos (PSB), o diretor geral da CBG Ricardo Resende, vice-presidente do Comitê Olímpico (COB) Yane Marques e o medalhista olímpico Arthur Zanetti.
A expectativa é que nomes consagrados, como Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Lorrane Oliveira e Júlia Soares, medalhista olímpicas estejam presentes na competição. As atletas integraram a equipe que conquistou a histórica medalha de bronze por equipes nos Jogos Olímpicos de Paris-2024.
Rebeca Andrade, principal nome da delegação brasileira, brilhou na capital francesa ao conquistar um ouro e duas pratas, consolidando-se como a maior atleta olímpica do Brasil. A participação das ginastas promete atrair um grande público e inspirar novas gerações.
Durante o anúncio, o prefeito João Campos destacou a importância do Recife sediar uma grande competição nacional de ginástica depois de um longo período sem grandes disputas da modalidade no Estado.
“Estamos anunciando o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística maior competição nacional da modalidade. É o momento que o time medalhista do Brasil voltará as competições. Vai ter um significado especial para a cidade há muitos anos que Recife não tinha uma competição oficial de ginástica. Faz parte desse calendário anual de sempre trazer uma grande competição para a cidade”, disse.
O Geraldão, tradicional espaço esportivo da cidade, vem reforçando sua posição como palco de grandes eventos. Nos últimos anos, a capital pernambucana sediou competições como a AmeriCup de basquete (2022) e o Sul-Americano de Vôlei (2023), além de etapas dos circuitos Brasileiro e Mundial de Vôlei de Praia. Com o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística, Recife se consolida como uma das capitais mais rele