Esportes DP

TROFÉU BRASIL

Troféu Brasil de Atletismo: Pernambucanos vão à disputa pensando em Paris

Erica Sena participa já está garantida nas Olimpíadas; Fernando Ferreira, o Baloteli, busca o índice no decatlo

postado em 27/06/2024 13:09 / atualizado em 27/06/2024 14:05

<i>(Foto: Reprodução)</i>

Entre os dias 27 e 30 de junho, atletas de todo o país participam do Troféu Brasil 2024, que acontece este ano em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), que recebe pela primeira vez a principal competição da modalidade. A competição tem importância para os brasileiros, por ser a última oportunidade de atingir os índices necessários para participar das Olímpíadas de Paris 2024. Entre eles, os pernambucanos Erica Sena e Fernando Baloteli vivem momentos diferentes.

 

Baloteli é o principal nome do decatlo brasileiro no momento. Atual tricampeão brasileiro e também medalha de ouro no Pan-americano de Santiago, em 2023, o atleta nascido em Pesqueira ainda não atingiu o índice necessário para ir conhecer a Cidade Luz vestindo o Uniforme do Time Brasil. Para ele, está é a última oportunidade para carimbar o passaporte rumo à França.

 

Já para Erica Sena, o Troféu Brasil deste ano serve como um treinamento de luxo visando Paris. A corredora de marcha atlética é um dos principais nomes do esporte no mundo, conquistando o terceiro lugar no Mundial da modalidade em abril deste ano, em sua estreia em competições internacionais em 2024. Erica já está garantida nas Olimpíadas, e agora busca um bom desempenho na prova para chegar confiante na França. No Brasil, terá a disputa saudável com Viviane Lyra, outro grande nome da marcha atlética brasileira.

 

A competição também traz como atrações o cearense Matheus Lima, que também conseguiu índices olímpicos para disputar as provas dos 400m e dos 400m com barreiras. Além dele, Paulo André é o principal competidor nos 100 metros rasos, que voltou a competir ano passado e já chegou vencendo a corrida. No arremesso de peso, não há hegemonia maior do que a de Darlan Romani, que também já conquistou índice para Paris e vence o Troféu Brasil há 11 anos.

Tags: atletismo troféu brasil pernambucanos erica sena fernando baloteli decatlo marcha atlética 2024 paris olimpíadas índice olímpico