A Seleção Brasileira feminina de handebol estreia contra a Espanha (Foto: BRUNO RUAS / CBHb)
A Seleção Brasileira feminina de handebol estreia nos Jogos Olímpicos de Paris, nesta quinta-feira (25), às 9h, contra a Espanha, em busca da tão sonhada medalha olímpica. Após cerca de três anos de muita preparação, chegou o momento das Leoas entrarem em quadra e representarem os milhões de brasileiros. O técnico pernambucano Cristiano Rocha vai contar com todo o elenco, inclusive com a campeã da Champions League, Bruna de Paula, que se machucou no amistoso contra a Alemanha, na último domingo, mas está completamente recuperada e deve ser uma das principais armas da equipe contra as espanholas. Além disso, o elenco tb conta com a goleira pernambucana Renata Arruda.
Para Cristiano Rocha, a ênfase de jogo do Brasil contra a Espanha deve ser uma defesa sólida, principalmente nas pontas e no trabalho de pivô das adversárias. “Temos treinado bastante para ajustarmos a marcação visando impedir os ataques da seleção espanhola. Eles possuem pontas rápidas e pivôs de alto nível. Por isso temos enfatizado muito essa marcação, declarou o técnico Cristiano Rocha, que passou uma série de vídeos para o elenco sobre a forma de as adversárias jogarem, apresentando os pontos fortes que devem ser combatidos e os fracos a serem explorados.
Apesar das atenções voltadas para o sistema defensivo, o ataque também foi alvo de muitos treinamentos das Leoas. Objetivo é dar cada vez mais velocidade ao time, com boa variação de jogada as em todos os setores de quadra, como foi apresentado nos últimos amistosos.
A última vez que Brasil e Espanha se enfrentaram foi no Mundial, em dezembro do último ano, quando as brasileiras perderam no final do confronto, por 27x25, após o jogo ficar empatado até os segundos finais.
Para as Leoas, chegou a hora de começar a escrever uma nova história do handebol brasileiro feminino. E a primeira página precisa ser uma vitória contra a Espanha, o que elevaria ainda mais a moral de um time que dos últimos três amistosos contra Alemanha (2) e Eslovênia, venceu dois com grande apresentações.
O Brasil está no Grupo B das Olimpíadas, ao lado de Espanha, Hungria, Holanda, França e Angola. No Grupo A estão Noruega, Alemanha, Eslovênia, Suécia, Dinamarca e Coreia do Sul. Nesta primeira fase, todos jogam contra todos e às quatro melhores colocadas avançam para as quartas de final.
Brasil x Espanha
Data: Quinta-feira (24/07)
Horário: 9h
Local: Arena 6 Paris Sul – Paris, França
Onde assistir ao vivo: TV Globo, Globoplay, SporTV e Cazé TV