Minutos após o brasiliense Caio Bonfim conquistar uma inédita medalha de prata para a marcha atlética nacional nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, três marchadoras do país cumpriram os 20km de percurso nas proximidades da Torre Eiffel, mas não em tempo suficiente para subirem ao pódio. O trio que competiu teve a pernambucana Erica Sena, além de Viviane Lyra e Gabriela Muniz.
Recordista mundial nos 20 kms feminino, a chinesa Jiayu Yang cumpriu o favoritismo em Paris. O ouro na Cidade Luz veio com o tempo de 1h25m54s, o melhor dela na temporada. A espanhola Maria Perez cruzou a linha de chegada logo depois e faturou a prata. Jemima Montag, da Austrália, fechou o pódio e levará para casa a medalha de bronze. As marchadoras nacionais finalizaram o percurso no Trocadéro com alguns minutos de diferença em relação às atletas do pódio.
Erica Sena foi a melhor brasileira na prova dos 20km. Ocupando o segundo pelotão na maior parte da corrida, a pernambucana passou a linha de chegada em 13° lugar, com tempo de 1h29m32s. Viviane teve desempenho semelhante em boa parte da disputa por medalhas, mas enfrentou dificuldades causadas pelas punições aplicadas pela arbitragem e não conseguiu brigar, de fato, pelo pódio. Assim, passou a linha de chegada na 18° posição.
Em Paris-2024, a brasiliense Gabi viveu a primeira experiência em uma competição de marcha atlética com calibre olímpico. A atleta de 22 anos cadenciou o ritmo e se posicionou na parte final do pelotão logo no primeiro quilômetro. Em toda a sequência da prova na Cidade Luz, a nova joia da modalidade em Brasília oscilou entre as posições 34. e 40. No fim, cruzou em 36°, com 1h35m50s e com muita experiência na bagagem para os próximos ciclos.