Olimpíadas 2024: Simone Biles volta em grande estilo, após drama em Tóquio
Com a vitória no individual geral, a norte-americana chegou a seis medalhas de ouro na sua trajetória olímpica, atrás apenas de Larisa Latynina, com nove, e Vera Caslavska, com sete
AFP
postado em 01/08/2024 16:54
/ atualizado em 01/08/2024 17:17
Voltando à elite depois de superar o bloqueio mental que a abalou em Tóquio, de onde saiu com uma prata e um bronze, ninguém em Paris queria perder a chance de assistir toda vez que Simone Biles, ginasta mais premiada da história, entrava para competir na final do individual geral das Olimpíadas de Paris.
Nas arquibancadas, ex-atletas como Zinedine Zidane e Tony Parker observaram cada detalhe e alguns integrantes da atual delegação americana, como Stephen Curry, registraram parte dos exercícios de uma competição vibrante com seus celulares.
Embora Rebeca Andrade tenha conseguido assumir a liderança antes da terceira rotação, após um desempenho menos brilhante de Biles nas barras assimétricas, a vencedora de 23 títulos mundiais recuperou as rédeas na reta final e conquistou seu segundo ouro na prova de maior destaque da ginástica depois da que obteve nos Jogos do Rio-2016, com um espetacular exercício de solo que colocou o estádio de pé.
Com a vitória, Biles se torna a primeira ginasta a conquistar o título olímpico desta prova em duas edições não consecutivas.
A americana também supera agora em medalhas de ouro olímpicas a lendária Nadia Comaneci, que conquistou cinco, e fica atrás apenas de Larisa Latynina, com nove, e Vera Caslavska, com sete.
Seu número pode aumentar nos próximos dias, caso conquiste medalha nas finais de salto, trave ou solo, para as quais também se classificou.
--Resultados do individual geral da ginástica artística feminina dos Jogos de Paris-2024: