Esportes DP

SELEÇÃO

Um ano depois, Tite se emociona ao relembrar carinho da torcida pernambucana com a Seleção

Em 2021, o Brasil encarou o Peru na Arena com portões fechados

postado em 13/10/2022 19:40 / atualizado em 13/10/2022 20:37

<i>(Foto: Lucas Figueiredo/CBF)</i>
Há pouco mais de um ano, a Seleção Brasileira desembarcou no Recife para enfrentar, ainda sob as restrições da Covid-19, o Peru. Embora o jogo tenha sido com os portões fechados para evitar a proliferação do vírus, milhares de torcedores recifenses festejaram a estadia do time brasileiro na capital pernambucana. A cerca de um mês do início da Copa do Mundo, o episódio foi lembrado - com emoção - pelo treinador Tite.

“Gostaria de me permitir agradecer o povo de Pernambuco. Nós fomos ao jogo contra o Peru e chegamos na época de pandemia, um momento bastante difícil. Era quase 1 hora da manhã e tinha um calor humano, aplausos, o povo nos recebendo de uma maneira que me deixa, agora, emocionado. Porque olhava para os atletas e comissão técnica e nós, no olhar, sabíamos o que um queria dizer ao outro de gratidão. Do orgulho em relação a Seleção Brasileira”, disse o comandante.

A relação entre a torcida pernambucana e a Seleção Brasileira sempre foi de muito carinho. Simbolicamente, ela é resumida na conquista do tetracampeonato mundial em 1994. Com uma campanha ruim nas Eliminatórias da Copa do Mundo dos Estados Unidos, o Brasil jogou, em agosto de 1993, no estádio do Arruda. 

Em outras cidades, o escrete que seria campeão mundial recebia críticas e vaias. No Recife, mais de 70 mil torcedores apoiaram e celebraram o time que tinha o conterrâneo Ricardo Rocha entre os líderes. 

Por isso, após Roberto Baggio desperdiçar o decisivo pênalti e o Brasil ser campeão do Mundo, a primeira cidade a ser visitada pela Seleção foi o Recife, que organizou uma festa histórica.
 
 

Tags: selecao brasileira tite pernambuco arena brasil torcida recife