Craque marcou o gol do Brasil contra a Croácia (Foto: Nelson Almeida/AFP)
A Copa do Mundo do Catar acabou de uma forma decepcionante para o Brasil. Um dos favoritos e com boas atuações, a seleção perdeu nos pênaltis para a Croácia e foi eliminada nas quartas de final. Entretanto, o gol do time foi marcado por Neymar, o que fez o craque atingir uma marca expressiva. O camisa 10 chegou aos 77 gols oficiais pelo país e igualou o Rei Pelé como maior artilheiro da história da seleção.
O craque chegou ao número do maior jogador da história do Brasil em 123 jogos, 32 a menos do que o próprio Rei. O atacante tem uma média de 0,61 gols por partida com a camisa do país.
Por outro lado, o número de gols de Neymar pode não subir muito nos próximos anos. O jogador já havia anunciado que a Copa do Catar poderia ser a última pelo Brasil. A eliminação nas quartas de final pode ajudar para a decisão, já que na próxima edição o craque terá 34 anos já. A única certeza é de que futebol ele tem para representar nosso país.
Vale lembrar que a estatística é de acordo com a FIFA, já que a CBF possui outra lista, que conta partidas amistosas. Desta forma, Pelé tem 95 bolas nas redes em 113 confrontos, enquanto Neymar atingiu os 77 nesta Copa.
Desde que começou a atuar pela seleção brasileira, Neymar participou das Copas de 2014, 2018 e 2018, porém não teve muita sorte. Na primeira, sofreu uma lesão séria na coluna, após chegada forte de Zuniga, lateral da Colômbia. Meses antes da segunda vez que atuaria em copas, o camisa 10 chegou sem plenas condições de jogo por lesões sofridas pelo PSG. Atuou apenas em um amistoso entre tempo de recuperação e o início do mundial.
A do Catar foi a primeira que Neymar chegou 100% fisicamente, só que uma lesão na estreia, contra a Sérvia, o fez perder os confrontos contra Suíça e Camarões, o que atrapalhou seu desempenho.