Esportes DP

BRASIL

Pernambucanos voltam a figurar na Seleção na primeira convocação de Fernando Diniz

Joelinton e Nino são convocados pela segunda vez na Seleção principal

postado em 18/08/2023 14:44 / atualizado em 18/08/2023 15:37

<i>(Foto: Oli Scarff/AFP)</i>
O novo técnico da Seleção Brasileira Fernando Diniz fez hoje sua primeira convocação desde que assumiu oficialmente o cargo, em julho deste ano. O treinador do Fluminense escolheu 23 jogadores para os confrontos contra a Bolívia, em Belém, e contra o Peru, em Lima. Ambas as partidas são válidas pelas Eliminatórias Sulamericanas da Copa do Mundo de 2026, que será realzada em conjunto por Estados Unidos, Canadá e México. Presentes na última convocação, os pernambucanos Nino (Fluminense) e Joelinton (Newcastle) voltam a figurar na lista principal.

Preterido nas últimas convocações pelo então comandante interino Ramon Menezes, Neymar também foi chamado. O craque deixou o Paris Saint-Germain e agora defende o Al Hilal, da Arábia Saudita. Outro detalhe é que, além de Nino, mais três jogadores que atuam no futebol nacional também foram chamados: o volante André (Fluminense), o goleiro Bento (Athletico-PR) e o meia Raphael Veiga, do Palmeiras.  

A estreia de Fernando Diniz na área técnica da Seleção será dia 8 de setembro, no Mangueirão, às 21h45. A última vez que o Brasil jogou neste estádio foi em 2012, em decorrência do Superclássico das Américas. O Brasil venceu a partida por 2x0. "É sempre complexo, porque são muitos jogadores em condição de jogar. a gente procurou observar esses e outros jogadores por vídeo e outros no estádio. A lista foi se modificando, mas tem uma coerência de histórico e uma projeção independente do técnico para a próxima Copa", disse. 

O contrato de Diniz, que segue à frente do Fluminense, vai até o fim do primeiro semestre de 2024, quando a CBF espera contar com o italiano Carlo Ancelotti, hoje no comando do Real Madrid.  

Ao assumir a Seleção, Fernando Diniz se juntou a um grupo seleto de técnicos que treinavam clubes e a Canarinha simultaneamente. Apenas 13 nomes tiveram esta experiência, cada vez mais escassa no futebol profissional. O último a ter aceitado o desafio duplo foi Emerson Leão, que treinou o Brasil e o Sport ao mesmo tempo em 2000. 





Confira os convocados para os jogos das Eliminatórias contra Bolívia e Peru:
Goleiros

Alisson (Liverpool)
Bento (Athletico)
Éderson (Manchester City)

Laterais

Danilo (Juventus - ITA)
Vanderson (Mônaco)

Caio Henrique (Mônaco)
Renan Lodi (Ol. de Marselha)

 

Zagueiros
Gabriel Magalhães (Arsenal)

Ibañez (Al-Ahli)
Marquinhos (PSG)

Nino (Fluminense)

 

Meio-Campistas

Casemiro (Manchester United)

Joelinton (Newcastle)

Bruno Guimarães (Newcastle)

Raphael Veiga (Palmeiras)

André (Fluminense)

 

Atacantes

Antony (Manchester United)

Gabriel Martinelli (Arsenal)
Mateus Cunha (Wolverhampton)

Neymar (Al-Hilal)
Richarlison (Totenham)
Vinicius Jr. (Real Madrid)

Rodrygo (Real Madrid)

Tags: seleção brasileira convocação pernambucanos joelinton nino fernando diniz