Esportes DP

SELEÇÃO

Brasil perde do Uruguai; Neymar sofre lesão no joelho e deixa gramado na maca

A Seleção Brasileira perdeu por 2 a 0 para o Uruguai nesta terça-feira (17) no estádio Centenário, em Montevidéu (URU), pela 4ª rodada das Eliminatórias. Neymar tem suspeita de lesão grave no joelho esquerdo

postado em 17/10/2023 22:39 / atualizado em 18/10/2023 08:45

<i>(Foto: Pablo PORCIUNCULA / AFP)</i>
Uma noite triste para o futebol brasileiro. A Seleção Brasileira perdeu por 2 a 0 para o Uruguai nexta terça-feira (17) no estádio Centenário, em Montevidéu (URU), pela 4ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Os gols foram de Darwin Nuñez e De La Cruz, um em cada tempo. 

Além da derrota, uma grande preocupação paira sobre o futuro de Neymar. Na reta final do 1º tempo, três minutos depois do gol de Darwin Nuñez, o camisa 10 pisou de mau jeito no gramado após uma disputa e acabou torcendo o joelho esquerdo. O atacante deixou o gramado chorando e de maca. O Departamento Médico brasileiro confirmou que houve a lesão, mas informou que o atleta irá passar por exames mais detalhados para saber a gravidade da contusão. 

O Uruguai quebrou um tabu que já durava 22 anos, ou 12 jogos sem vencer o Brasil. O último triunfo da Celeste havia sido em 2001, nas Eliminatórias para a Copa de 2002. Na ocasião, o time bateu o Brasil comandado por Felipão por 1 a 0. 

Com sete pontos, o Brasil caiu para a terceira posição. O Uruguai, também com sete, é o segundo. A liderança é da Argentina, com nove - ainda enfrenta o Peru nesta terça. Foi a primeira derrota do técnico Fernando Diniz à frente da Canarinho. 

O JOGO 

Foi um primeiro tempo de dar sono. Na tentativa de surpreender o adversário, o técnico Fernando Diniz escalou um Brasil ofensivo, com dois volantes e um quarteto de atacantes, formado por Neymar, Vini Júnior, Rodrygo e Gabriel Jesus. Bonito na teoria, mas na prática não deu certo. Pelo lado brasileiro, nenhuma finalização na primeira etapa. Pelo lado uruguaio, apenas uma, porém, mortal. 

Aos 41 minutos, Maximiliano Araújo deixou Marquinhos na saudade e cruzou para Darwin Núñez cabecear para o fundo das redes, abrindo o placar no Centenário. 

No segundo tempo, já com Richarlison no lugar de Neymar, o Brasil seguiu sem inspiração e com poucas emoções. O melhor momento do Brasil veio aos 23 minutos. Em linda falta cobrada, Rodrygo acertou o travessão. Mas, ficou nisso e o futebol engessado do Brasil permaneceu.

E aos 31, veio o golpe de misericórida uruguaio. O desengonçado Darwin Núñez desceu pela direita aos trancos e barrancos, e mesmo com a marcação dupla de Casemiro e Gabriel Magalhães, conseguiu tocar para De La Criuz escorar para o gol e fechar o placar: 2 a 0 e festa no Centenário.
 
 
 
FICHA  DO JOGO 
 
Uruguai: 2
Rochet; Nández (Méndez, 23’/2ºT), Ronald Araújo, Cáceres e Olivera; Ugarte, Valverde e De la Cruz; Pellistri, Darwin Nuñez e Maxi Araújo. Técnico: Marcelo Bielsa.

Brasil: 0 
Ederson; Yan Couto, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Carlos Augusto; Casemiro, Bruno Guimarães e Neymar (Richarlison, 43’/1ºT); Rodrygo, Gabriel Jesus e Vinícius Júnior. Técnico: Fernando Diniz.

Local: Estádio Centenário, em Montevidéu (Uruguai)
Árbitro: Alexis Herrera (Venezuela)
Assistentes: Alberto Ponte (Venezuela) e Antoni García (Venezuela)
VAR: Juan Soto (Venezuela)
Cartões amarelos: Ronald Araújo, Nández, Darwin Núñez (URU); Rodrygo, Casemiro, Ederson (BRA)
Gols: Darwin Núñez aos 41 do 1º tempo; De La Cruz aos 31 do 2º tempo 

Tags: brasil neymar uruguai futebol lesão