Esportes DP

COLUNA BETO LAGO

Beto Lago: 'Brasil precisa vencer a segunda seguida para poder dar uma respirada nas Eliminatórias'

Endrick deve ser titular no jogo de hoje (10), Brasil tenta se recuperar dos resultados ruins dos tempos de Diniz

postado em 10/09/2024 08:40 / atualizado em 10/09/2024 09:09

<i>(Foto: Mauro PIMENTEL / AFP)</i>

Mais transpiração

A vitória sobre o Equador, na última sexta-feira, deve ter tirado um peso enorme nas costas do técnico Dorival Júnior. A campanha negativa na Copa América trouxe consequências sérias, principalmente no que se refere à falta de confiança do torcedor brasileiro. E já eram quatro resultados negativos seguidos nas Eliminatórias, todos na era Fernando Diniz. As vaias ao final do jogo, em Curitiba, são reflexos ainda de atuações inconsistentes. E o que esperar da Seleção Brasileira para este duelo de hoje, contra o Paraguai, em Assunção? Acredito que será um jogo em que a transpiração “falará mais alto”. 

De sexta pra cá, apenas um treino para ajustar a equipe. Dorival Júnior deve colocar o garoto Endrick no ataque, tirando o botafoguense Luiz Henrique. Quer apostar no entrosamento com seus dois companheiros de Real Madrid, Vini Júnior e Rodrygo – lembrando que o titular na linha de frente dos merengues é Mbappé. Acreditava que o treinador brasileiro repetiria a formação inicial contra os equatorianos, até pelo futebol do primeiro tempo ter sido bem melhor que na segunda etapa, dito inclusive pelo próprio Dorival. Mas, com Endrick, a ideia é ter o atacante dentro da zaga paraguaia, deixando a dupla com mais liberdade pelos lados. É vencer a segunda seguida para poder dar uma boa respirada na classificação das Eliminatórias. Entra na briga pela segunda colocação, contra Uruguai e Colômbia. Vai ser difícil superar a Argentina, que até a sétima rodada, tem oito pontos de vantagem para o Brasil. Melhor assim. Do que adianta a Canarinha ser primeira nas Eliminatórias e cair fora da Copa nas quartas, como vimos nas últimas competições?

 

Tempo para treinar

O período entre os jogos contra Avaí (sexta) e CRB (amanhã), com viagens de ida e volta, serviu para que o técnico Pepa pudesse trabalhar ajustes do time em campo. Se repetir o sucesso em Maceió trará de volta a motivação do elenco e do torcedor. Após este jogo no Rei Pelé, serão duas partidas em casa, sem deslocamentos e com tempo para treinos específicos no CT.

 

De olho no pré-Nordestão

Com o retorno do técnico Itamar Schülle ao clube (após decidir com o Retrô no Brasileiro da Série D), o Santa Cruz terá tempo suficiente para o trabalho de remontagem do elenco para a temporada cheia de 2025. Já tem uma boa base, que tem um importante desafio pela frente: o Treze pela fase pré-classificatória da Copa do Nordeste, no início de janeiro.

 

Série A2 do Pernambucano

Pelo Estadual da Série A2, o Jaguar está bem próximo de conquistar seu acesso à elite do futebol pernambucano. Os 3x0 aplicados no Vitória, no Arruda, deixam a equipe bem confortável para o segundo jogo, sábado, em Chã Grande. Detalhe: a partida terá transmissão da TV Guararapes/Record, com narração de Rodrigo Raposo, comentários de Roberto Nascimento e reportagens de Renato Barros. No outro duelo, nada de vantagem. Cabense e Decisão ficaram no 1x1 no primeiro jogo e quem vencer em Sertânia, domingo, vai para a final. Novo empate leva a decisão para as penalidades.

Tags: beto lago seleção brasileira endrick eliminatórias