Gol paraguaio foi marcado ainda no primeiro tempo, por Diego Gómez. (Foto: Daniel DUARTE / AFP)
O Brasil segue decepcionando. Ontem, no estádio Defensores Del Chaco, em Assunção, o time foi derrotado por 1 a 0 pelo Paraguai, em duelo pela 8ª rodada das Eliminatórias 2026. Com o placar, a Canarinho caiu para a quinta colocação, com 10 pontos, sendo ultrapassado pelo Equador, que bateu o Peru ontem, por 1 a 0. O time de Dorival Júnior só volta a jogar no dia 10 de outubro, quando encara o Chile, fora de casa.
Com os ingressos esgotados, a torcida paraguaia tentou empurrar o time desde o começo, mas foi o Brasil quem começou comandando a partida, apesar da pouca inspiração. Com 14 minutos de jogo, a Canarinho somava 87% de posse de bola, mas sem criar uma chance clara de gol. E o castigo pela improdutividade veio aos 18 minutos do primeiro tempo. Após cruzamento de Junior Alonso, Gabriel Magalhães afastou para a entrada da área. O volante Diego Gómez dominou, cortou Bruno Guimarães e chutou com estilo, de três dedos, para abrir o placar. A bola ainda tocou na trave antes de entrar: 1 a 0.
A resposta do Brasil veio logo em seguida. Aos 23 minutos, Vini Jr. fez boa jogada pela esquerda e cruzou. A zaga afastou mal e Guilherme Arana emendou uma bomba rasteira, mas Junior Alonso tirou em cima da linha.
O treinador Dorival Júnior aproveitou o intervalo e voltou com duas alterações. Saíram Endrick e Bruno Guimarães. Entraram Luiz Henrique e João Pedro. E logo com um minuto, João Pedro dá belo toque para Rodrygo chutar mal. Logo depois, Luiz Henrique fez boa jogada, mas João Pedro cabeceou mal. O jogo ficou bastante catimbado, com muita cera dos paraguaios e protestos dos brasileiros. Aos 11, Luiz Henrique fez outra boa jogada, mas Guilherme Arana cabeceou para o meio, quando se esperava uma finalização direta.
Um pouco mais inspirado, o Brasil continuou tentando uma blitz nos mandantes, mas esbarravam nos erros de finalização. Aos 23 minutos, Vini Jr. chutou mal para a boa defesa de Gatito. Quando acertou um belo chute, aos 28, aí sim Vini Jr. fez Gatito trabalhar, numa linda defesa. No final, a torcida do Paraguai gritou “olé” e fez a festa no Defensores Del Chaco.
FICHA TÉCNICA
Paraguai 1 x 0 Brasil
Paraguai: Gatito Fernández; Juan Cáceres, Fabián Balbuena, Omar Alderete (Velásquez) e Júnior Alonso; Damián Bobadilla, Mathías Villasanti, Diego Gómez; Miguel Almirón (Riveros), Julio Enciso (Cuenca); Isidro Pitta. Técnico: Gustavo Alfaro.
Brasil: Alisson, Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana (Estêvão); André, Bruno Guimarães (Luiz Henrique) e Paquetá (Gerson); Rodrygo (Lucas Moura), Vini Jr. e Endrick (João Pedro). Técnico: Dorival Júnior.
Local: Estádio Defensores del Chaco, em Assunção (PAR)