Esportes DP

COLUNA LÉO MEDRADO

Léo Medrado: 'Tenho saudades de Tite: O Brasil perdeu duas Copas, mas jogando bola'

Brasil perdeu para o Paraguai e caiu para 5ª posição nas Eliminatórias 2026

postado em 11/09/2024 10:15 / atualizado em 11/09/2024 10:14

<i>(Foto: Daniel Duarte / AFP)</i>

Saudades de Tite

O Brasil perdeu duas Copas com ele. Mas jogando bola. Foi melhor que Bélgica e Croácia e foi eliminado. Contra a Bélgica, sentiu a falta de Casemiro. Teve um lance idêntico ao do gol contra de Fernandinho um minuto antes, mas pegou na trave. Houve várias chances claras de gol desperdiçadas pela Seleção, após o 2x0. O Brasil diminuiu, 2x1, mas perdeu. Após esfriarem a cabeça, os dirigentes reconheceram o trabalho. E Tite foi o único treinador a perder um Mundial e permanecer direto no cargo até a Copa seguinte.

 

Veio a Croácia. A Seleção domina o jogo. Depois de muita pressão, Neymar faz duas triangulações, dribla o goleiro e marca. No finalzinho do primeiro tempo da prorrogação. Tite fecha a casinha e bota Fred. O volante sai atabalhoadamente atrás de uma bola na linha de fundo adversária, dá o contra-ataque e o Brasil sofre o empate, perde nos pênaltis e volta pra casa. Culparam Tite. Criticaram até o fato dele não ter ficado em campo após a derrota. Ficar pra quê? Pra xingar Fred? Pra dar esporro numa equipe que demonstrou uma absurda imaturidade dentro das quatro linhas? Parava à frente da TV pra ver a Seleção de Tite jogar. 

 

Seu Adenor pegou uma equipe desacreditada, desconfigurada por Dunga, e a colocou na liderança das eliminatórias e do ranking mundial. Dorival é um grande treinador. Mas peca pela pouca ousadia. Paquetá não pode ser o Pelé, o Zico, o Neymar… o DEZ desta Seleção. No mínimo Rodrygo, Paquetá vindo pra segundo volante. Outra coisa, Júnior… teus laterais são ruins. Tira a tarja de capitão de Danilo. Ah! E tira ele da Seleção também. Sim! Sei que sou exceção. Mas tenho saudades de Tite…

 

Paraguai 1x0 Brasil 

Primeiro tempo muito fraco. Transição sofrível. Ligação direta. Vinícius terrível. Rodrygo posicionado de maneira equivocada. Criação quase zero. Uma chance com Arana e só. Uma chance pro Paraguai e… gol. Magalhães cabeceia errado e André não acerta o bote. Mérito de Diego Gomes. Trivela no canto. 1x0. Segundo tempo: João Pedro em Endrick e Luiz Henrique em Bruno Guimarães. André, Paquetá e Rodrygo. Henrique, João e Vini. Com um minuto, João deixa Rodrygo na cara do gol. Com 30, finalização de Vini e defesa de Gatito. Bombadilla quase amplia de cabeça. O Brasil para por aí. Perde. E os jogadores de clubes não rendem na Seleção. Simples assim!

 

Terceira seguida 

Foram três derrotas: Vila (0x2), Coritiba (0x1) e Brusque (0x1). Aí vieram duas vitórias: (3x2) e Avaí (2x0). Hoje à noite, CRB em Maceió. A julgar pela intensidade no rendimento diante do Avaí, o time rubro-negro partirá para o terceiro triunfo logo mais no Rei Pelé. Diferentemente do que apregoam alguns, o empate não será um bom resultado. O CRB transita na segunda página, na parte de baixo da tabela. Quem, dos candidatos ao acesso, for enfrentá-lo em Alagoas, tentará a vitória. Pepa deve repetir o time. Faria diferente. Entraria com Wellington Silva e Zé Roberto nas vagas de Ortiz e Gustavo. O time ficaria mais veloz. Quanto à Felipe, prefiro aguardar pra ver se Pepa o ensinou a marcar 

Tags: crb sport paraguai eliminatórias dorival tite brasil