Esportes DP

COLUNA - LÉO MEDRADO

'Difícil acreditar que a Seleção Brasileira estaria na 5ª colocação das Eliminatórias'

Estamos pagando pelos muitos erros cometidos pela CBF na escolha dos treinadores

postado em 10/10/2024 08:02 / atualizado em 10/10/2024 09:04

Que Brasil é esse?
Difícil acreditar que a Seleção Brasileira chegaria à última rodada no turno das Eliminatórias  na 5ª colocação, atrás de Colômbia e Equador. Mais ainda observar a preocupação estampada no rosto dos mais pessimistas apostando que o Brasil ficará de fora  do mundial, pela primeira vez na história. Calma aí, gente. Estamos pagando pelos muitos erros cometidos pela CBF. Primeiro por não ter definido um treinador efetivo imediatamente após a saída de Tite. Ednaldo afirmou que o novo treinador seria escolhido por ele e mais ninguém. A partir daí, focou em Carlo Ancelotti que, a bem da verdade, nunca demonstrou a mínima vontade em comandar a canarinha. Depois, contratou um Diniz interino e o derrubou após seis jogos. Agora, efetiva Dorival mas deixa no ar a incerteza quanto à ida dele pra Copa da América do Norte.

O técnico está inseguro, assim como os jogadores. Não comungo da ideia de não temos uma boa safra. Temos sim. O que não possuímos é um elenco com o comprometimento necessário. Savinho numa coletiva disse que não podia opinar sobre as últimas partidas da seleção por não ter assistido aos jogos que “passaram muito tarde na Inglaterra”. Como desejar defender uma Seleção se nem o interesse de vê-la atuar você tem? Além disso, falta um líder dentro de campo. Poderemos ter em 2025 com Neymar, se, e somente se, ele voltar determinado em resgatar a sua imagem mundial. Quanto a Dorival, é vencer Chile e Peru pra ganhar seis pontos e reconquistar a confiança dele e do elenco. Vamos testar hoje à noite em Santiago a personalidade desse grupo. E não digam que Vini Júnior fará falta. Ele ainda não “estreou” na Seleção.

Mudanças no campo
Abner titular na lateral esquerda. Paquetá de segundo volante. Raphinha por dentro na criação. Igor Jesus, o centroavante. Savinho na direita e Rodrygo na esquerda. Mudanças significativas. Perspectiva de crescimento. Mas um crônico problema persiste no time titular. Danilo não seria nem banco, no meu Boa Vista, de Santa Maria da Boa Vista. Testa Vanderson, Dorival

Venceu, subiu!
Mais que a conquista dos preciosos três pontos, uma vitória amanhã sobre o Novorizontino injetará nos rubro-negros uma dose cavalar de confiança para as três previamente computadas vitórias sobre Botafogo SP, Operário PR e Guarani. Quanto ao time pro jogo, Carius e Zé Roberto, suspensos, saem pras entradas de Di Plácido e Gustavo. Aliás: Coutinhô! É a tua chance, amigão! Longe da Ilha e sem Zé no banco. Pressão zero. Vai lá e joga o que sabe, véi. Tu não desaprendeu…

Prudência, tricolores!
A parceria com a Alvarez & Marsal foi o primeiro grande passo para a SAF do Santa dar certo. A empresa intermediou as parcerias de Cruzeiro e Coritiba. Já tem expertise em recuperação judicial. Muitos cobram agilidade e até velocidade para a transformação do SCFC em SAF. Eu defendo prudência. Nossos clubes erram nas escolhas de elencos, treinadores e até Presidentes. Mas na escolha da empresa que gerirá o futebol tricolor por um longo período, não poderá haver a menor possibilidade de erro

Das palavras à ação
Marquinhos Santos falou sobre a dimensão do Náutico e o futebol propositivo que a torcida alvirrubra tanto exige. Prepare-se, Marquinhos. O torcedor cobrará. E lembre-se do que você falou sobre o jogador correr o tempo todo. Fala isso na primeira preleção pra Paulo Sérgio, tá?

Tags: eliminatorias chile cbf brasileira selecao brasil junior dorival