Pedro Limaé convocado pela Seleção Brasileira SUB-20 (Foto: Reprodução)
A convocação da Seleção Brasileira Sub-20 foi anunciada na manhã desta sexta-feira (20) pelo técnico Ramon Menezes. A lista inclui 23 atletas que representarão o Brasil no Campeonato Sul-Americano Sub-20, que acontecerá na Venezuela entre 23 de janeiro e 16 de fevereiro de 2025. Com destaque para o lateral-direito Pedro Lima, ex-Sport, e que atualmente está no Wolverhampton-ING.
Cria da base do Leão, Pedro Lima foi vendido por 10 milhões de euros, cerca de 61 milhões de reais na cotação atual da época. Com isso, o atleta se tornou a maior venda da história do futebol nordestino. O jovem de apenas 18 anos é paraibano, mas chegou ao Sport ainda nas categorias de base. Em 2024, o lateral atuou em 26 jogos pelo clube pernambucano, marcou dois gols e distribuiu duas assistências.
No Wolverhampton-ING, Pedro Lima não vem tendo tantas oportunidades, atuou em três partidas. Apesar do início tímido, a mudança é parte de um projeto estratégico de evolução e ambientação ao estilo de jogo na Premier League, reconhecida por seu alto nível competitivo. O clube inglês acredita no potencial de Pedro Lima e está investindo em seu desenvolvimento a longo prazo.
Sul-Americano
O Brasil, como atual vencedor do torneio, é cabeça de chave no Sul-Americano Sub-20 e está no Grupo B, junto com Colômbia, Equador, Argentina e Bolívia. Já o Grupo A conta com Venezuela, Uruguai, Paraguai, Chile e Peru. Na primeira fase, as cinco seleções de cada grupo competem pelas três primeiras posições, que garantem a classificação para o hexagonal final.
No hexagonal final, as seis seleções restantes disputam as quatro vagas para a Copa do Mundo Sub-20, que será realizada no Chile. Tanto na primeira fase como no hexagonal final, o formato é de pontos corridos e turno único, em que todos se enfrentam.