O italiano, Carlo Ancelotti, é o novo técnico da Seleção Brasileira (Foto: PIERRE-PHILIPPE MARCOU/ AFP)
Pouca gente sabe, mas a Seleção Brasileira já foi comandada por estrangeiros.
Para ser preciso, foram três, faz muito tempo. Confirmado no cargo para a Copa de 2026, na América do Norte, o italiano, Carlo Ancelotti, entra numa lista integrada pelo uruguaio Ramón Platero, o português Joreca e o argentino Filpo Nuñez. Os três participaram de sete partidas, com cinco vitórias, um empate e uma derrota.
A Seleção disputou a primeira partida oficial em julho de 1924. Ou seja, são quase 111 anos de história. Teve, ao longo deste tempo, a "Canarinha" foi comandada por 34 treinadores. Teve, ainda, 19 "interinos".
Quem foram os primeiros estrangeiros?
Ramón Platero (Uruguaio) 1925
Além de ser o pioneiro, o uruguaio Ramón Platero foi o único a dirigir a Seleção Brasileira em um torneio. Ele chegou ao Brasil passou pelo Fluminense, Flamengo e Vasco. Nesse último clube, recebeu a oportunidade de dirigir o Brasil no Campeonato Sul-Americano de 1925, na Argentina. Era como se chamava o torneio, que hoje é a Copa América.
O uruguaio ficou 19 dias no cargo e participou de quatro partidas. O Brasil fez 5 a 2 no Paraguai e levou 4 a 1 para a Argentina. Em seguida, venceu o Paraguai outra vez por 3 a 1. Na decisão, houve empate por 2 a 2, briga e insultos racistas.
Jorge Gomes de Lima (Português) 1943
O português Jorge Gomes de Lima (Joreca) era jornalista, atuou em rádio, fez educação física e ainda apitou jogos. Virou técnico no São Paulo, em 1943. Teve a oportunidade de comandar o Brasil, ao lado de Flávio Costa, vencedor no Flamengo e Vasco. Os dois, juntos, treinaram a Seleção em dois amistosos contra o Uruguai em 1944. As partidas aconteceram nos dias 14 e 17 de maio daquele ano, com duas vitórias: 6 a 1 e 4 a 0.
Filpo Nuñez (Argentino) 1965
Até um argentino já comandou a Seleção Brasileira. Foi Filpo Nuñez, o único ''hermano'' nesse cargo. Isso aconteceu em 1965. A Confederação Brasileira de Desportos (CBD), o que hoje é a CBF, mandou o Palmeiras representar o Brasil em amistoso contra o Uruguai para a inauguração do Mineirão. Treinador do "Palestra", Filpo estava à beira do gramado, no jogo da "Canarinha" contra o Uruguai e venceu por 3 a 0.