O tenista pernambucano que desafiou barreiras do preconceito (Foto: Reprodução)
João Lucas Reis, número 401 do mundo e número 11 do Brasil, é um verdadeiro exemplo de coragem e resiliência. Além de se destacar nas quadras, o tenista pernambucano fez história recentemente ao se tornar o primeiro jogador em atividade a se declarar abertamente gay no circuito masculino de tênis.
Sua coragem foi reconhecida por veículos internacionais, como o New York Times, que o entrevistou, destacando seu papel como um pioneiro e inspiração para outros atletas. Esse gesto de autenticidade e coragem torna João Lucas Reis não apenas um grande nome do tênis, mas também um símbolo de mudança e aceitação no esporte.
'Não foi uma declaração assim, foi um aniversário do Guilherme, meu namorado. E no caso já era uma coisa normal, porque muitos jogadores já conheciam, eles eram amigos dele, eu levava ele pra todos os torneios. Enfim, era uma coisa dentro dos bastidores ali que todo mundo já estava normal. E pra mim também é uma coisa normal. O que aconteceu foi que viralizou muito assim, foi coisa de ir para o Estados Unidos, Londres e Holanda, querendo fazer matéria. Porque acho que eu fui o primeiro (homossexual)que realmente tomou essa frente no caso”, disse o tenista, ao programa Léo Medrado & Traíras.
Com apenas 13 anos, João Lucas Reis deixou a família em Pernambuco para se dedicar por completo ao esporte. Depois de 11 anos, o tenista pernambucano conquistou uma grande oportunidade em sua carreira, garantindo uma vaga na fase classificatória do Rio Open.“Eu comecei porque meus pais treinavam todos os dias, eles adoravam tênis também e eu acabava acompanhando (...)Com 13 anos, eu me vi me destacando e veio a pergunta se eu queria ir para um um centro maior. Eu nem pensei duas vezes assim, óbvio, que pensei pela minha família e tudo mais, só que era o meu sonho desde aquela época”, destacou.
A fase do qualifying do Rio Open será disputada nos dias 15 e 16 de fevereiro, com a chave principal começando no dia 17 e indo até o dia 23. Apesar de não ter avançado além da primeira rodada nas edições anteriores, o jovem tenista vem adquirindo experiência. O Rio Open é uma excelente oportunidade para o pernambucano mostrar todo o seu potencial. A competição terá grandes tenistas a nível mundial Alexander Zverev, Holger Rune e Lorenzo Musetti.