Esportes DP

SPORT

Conselho Deliberativo decide por absolver conselheiro após fala homofóbica; em nota, Sport diverge da decisão

Yuri Romão usou sua conta pessoal para também se pronunciar

postado em 10/11/2021 14:45 / atualizado em 10/11/2021 18:45

<i>(Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife)</i>
Em reunião realizada na última terça-feira, o Conselho Deliberativo do Sport decidiu por absolver o conselheiro Flávio Koury após comentários homofóbicos direcionados ao ex-bbb e economista Gilberto Nogueira, o Gil do Vigor. Em encontro extraordinário realizado na Ilha do Retiro, a maioria dos membros também rejeitou o parecer do Conselho de Ética, que havia sugerido uma leve advertência por escrito. Em nota oficial divulgada nesta quarta-feira, a presidência do Leão se manifestou, lamentando o desfecho. "Divergimos da decisão da maioria do Conselho Deliberativo sobre este tema”, diz o comunicado.  

Do ocorrido até o atual momento, seis meses se passaram. Foi em maio que áudios de Koury vazaram nas redes sociais. O caso, então, tomou grande proporção. Após o ocorrido, conselheiro até foi alvo de pedido de exclusão do quadro de conselheiros do clube, mas acabou sem nenhum tipo de punição. A decisão do plenário ocorreu por maioria simples em votação nominal.
 
Para além do posiconamento do clube nas contas oficiais, o presidente em exercício Yuri Romão também usou um perfil pessoal para comentar o ocorrido. Na mensagem, o mandatário frisou que não 'não concordar com a decisão do Conselho do clube é um movimento democrático'. Yuri também reforça o respeito à soberania do Conselho, mas destacou que 'o Executivo também possui a sua autonomia'.
 
 
 
DIRETOR EXPULSO 

A reunião, ainda, foi marcada por um outro episódio. Gabriel Augusto, diretor de Inclusão e Diversidade, foi expulso da sessão pouco antes de começar a votação. Declarações hostis foram dadas por conselheiros em áudios que registraram o momento e circulam nas redes sociais.
 
 
 
O QUE DIZ O CONSELHO 
 
Em nota, o Conselho Deliberativo do Sport manifestou "tranquilidade" em relação ao processo e julgamento do caso envolvendo Flávio Koury. O colégiado, ainda, repudiou o pronunciamento feito pelo presidente Yuri Romão, que adotou posição contrária à decisão do Conselho. 
 
Confira, na íntegra, a nota do Conselho Deliberativo:
 
<i>(Foto: Divulgação)</i>
 
 

Tags: homofobia crime posicionamento sport gil