Com o tema da segurança ganhando espaço sobre o clássico entre Sport e Náutico, que acontece neste sábado (15), a Polícia Militar de Pernambuco colocará 878 policiais militares para garantir a segurança na partida.
Sob o comando do 12º BPM, foi divulgado que a área interna, externa e as principais vias de acesso ao local do jogo (Ilha do Retiro) contarão com a presença de policiais militares de unidades de áreas e especializadas, com a seção de inteligência da PMPE, GTA e drones, que farão a segurança dos torcedores. Vale lembrar que será o primeiro clássico no futebol pernambucano depois das cenas de violência antes do duelo entre Santa Cruz e Sport, no dia 1 de fevereiro.
Serão lançadas guarnições no patrulhamento motorizado para inibir a ação dos vândalos nas estações do metrô e terminais integrados de passageiros. A PMPE informa que toda a operação policial será monitorada por oficiais da Corporação através das câmeras de segurança no Centro Integrado de Controle e Comando Regional. Foi definido que o jogo contará com torcida única, apenas a do Sport, time mandante da partida. A bola rola a partir das 16h30, no estádio da Ilha do Retiro.
Sobre o acesso de torcidas organizadas às arquibancadas, a principal uniformizada do Sport está proibida de entrar nos estádios de Pernambuco. Porém, apesar da medida firmada por Náutico, Sport e Santa Cruz, Federação Pernambucana de Futebol (FPF) e o Ministério Público (MPPE) no combate à violência no futebol, a torcida organizada do Leão em questão convocou seus componentes a comparecerem ao Clássico dos Clássicos. Em post publicado nas redes sociais, entretanto, há a recomendação de não utilizar as camisas da uniformizada e um pedido de paz.
A organizada orientou seus integrantes a se posicionarem na arquibancada do placar, uma vez que a arquibancada da sede, local onde ela se concentra tradicionalmente, estará fechada este mês por decisão da Justiça.
Em resposta ao Diário de Pernambuco, o Sport informou que “vai trabalhar no controle do acesso ao estádio, não permitindo que o torcedor entre com camisa, boné, bermuda ou qualquer outro adereço que faça alusão à torcida organizada”. Além disso, o clube rubro-negro implementará biometria facial obrigatória, seja para sócio ou não sócio, para acesso ao estádio Ilha do Retiro a partir deste sábado no clássico contra o Náutico.